Parte 3: julgado e considerado verdadeiro Capítulo Treze Senta


Capítulo Treze
Senta, MITs e DITs 


Caso você tenha sido um seguidor de Jesus por muito tempo, você não tem nenhuma dúvida Descobri que se tornar um cristão não terminou todos os seus problemas. Na verdade, você pode ter encontrado a si mesmo enfrentando ainda mais dificuldades. O fato é que, problemas e testes estão em seu passado, presente e futuro, pelo menos até o céu.
Então, por que, exatamente, dificuldades periodicamente (ou freqüência) nos assaltam? Não há apenas uma resposta para essa pergunta.
Há sempre, é claro, esses indivíduos de mente estreita, como os amigos de Jó que estão dispostos a definir-nos em linha reta, e que afirmam que todo sofrimento resulta do julgamento de Deus sobre o pecado individual. Esse tipo de opinião inclemente, no entanto, não arrasar nas Escrituras. Sim, algum sofrimento vem como um resultado do julgamento de Deus sobre o pecado, mas não toda ela, como no caso de Jó, por exemplo.
Alguns sofrimento (como Jó) não vem como um resultado da desobediência, mas como um resultado daobediência. Isto é certamente verdadeiro de crentes que são perseguidos por sua fé. Satã é, obviamente, a força motriz por trás dessas pessoas más cristãos que perseguem, torturam e matam. Mas por que Deus permite isso?
Existem algumas pessoas, como eu mencionei anteriormente, que dizem que Deus não pode fazer nada porque Satanás possui contrato de arrendamento de Adão e é o deus deste mundo, e assim por diante.Esperemos que, agora, você viu escrituras suficientes para refutar essa teoria. Se Deus supostamente não pode parar a perseguição dos cristãos, então por que Ele tem feito isso em várias ocasiões? Por que Deus permitiu que Stephen e James para ser martirizado, ainda sobrenaturalmente libertar Pedro da prisão, na véspera de sua execução?
A Bíblia está cheia de histórias de livramentos oportunos de Deus. Como sobre o incidente registrado no quinto capítulo de Atos, quando todos os apóstolos foram jogados na prisão e libertado por um anjo? Como sobre a ocasião em que Paulo e Silas foram encarcerados e sobrenaturalmente lançado por um terremoto enviado por Deus (veja Atos 16:25-27)? E como sobre a libertação dos três jovens hebreus que foram lançados na fornalha de fogo, ou o resgate de Daniel da cova dos leões, ou o momento em que toda a nação judaica foi salva da aniquilação por intercessão de Ester? O próprio Jesus foi sobrenaturalmente entregues a partir de uma morte prematura em diversas ocasiões.
Então, por que às vezes Deus entregar o Seu próprio povo, vítima de perseguição e outras vezes não? Por que Ele permitiu que até seis milhões de cristãos a morrer por sua fé durante apenas os primeiros três séculos da história da igreja? Ninguém, mas Deus realmente sabe a resposta. "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as coisas reveladas pertencem a nós ea nossos filhos para sempre, para que possamos observar todas as palavras desta lei" (Dt 29:29). Deus está guardando alguns segredos.

Três tipos de provações

O sofrimento pode decorrer do julgamento de Deus sobre o pecado. Ou, pode resultar de (Deus permitiu) Satanás ataques contra a justiça. Mas existem outras razões para o nosso sofrimento? Sim, às vezes sofremos porque trazê-la a nós mesmos. Muitos dos nossos problemas são auto-infligido, e não temos a quem culpar senão a nós mesmos. Quando comemos pizza demais e ficar doente, não podemos olhar para alguma trama sinistra de Satanás ou algum propósito divino de Deus!
Cada dificuldade é único e deve ser analisadas individualmente. Há pelo menos três razões principais dificuldades nos assaltam. Eu categorizados-los como se senta, MITs e DITs (pronuncia-se de assento, Mitz e Ditz).
SIT estandes para auto-infligido Trial.
MIT significa maturação / Testes de avaliação pretendido.
Estandes DIT para julgamento Destinado Disciplinar.
Deixe-me expandir a todos os três.
SIT (auto-infligida Trials) são os ensaios que trazemos em nós mesmos por causa da nossa própria loucura. Eu tive minha parte deles. Eles servem a nenhum propósito divino real, exceto que Deus nos permite cometer erros para que nós para aprender e crescer. Se Deus nos resgatou de todo movimento tolo que fizemos, nós não crescer mais sábio. Muitos pais, que nunca têm permitido que seus filhos sofrem as conseqüências das ações tolas, aprenderam esta verdade da maneira mais difícil. Suas crianças entram na idade adulta despreparados, tendo sido socorrida de situações difíceis todas as vidas da sua infância.
Nós todos sabemos o que é passar por um SIT A única consolação é que quanto mais você SIT passarampelo menos SIT você vai passar (se você aprender com os primeiros, que é). Como já foi dito, "O bom senso é muitas vezes produto de anteriores decisões pobres." Podemos evitar todo SIT se tivéssemos sempre ouvir a Deus e seguir a Sua sabedoria.
MITs (cura / Testando Trials pretendidas) são as dificuldades que Deus permite que surgem em nosso caminho para testar-nos ou nos ajudam a amadurecer espiritualmente. Já considerado um número de exemplos bíblicos de MITs neste livro. Você vai, sem dúvida, lembre-se algumas das dificuldades encontradas quando os israelitas vagando no deserto. Deus está levando-os para as águas amargas, por exemplo, seria classificado como uma Escritura MIT diz claramente que Deus testou-los lá (Ex. 15:25).
O incidente dos discípulos enfrentando uma tempestade feroz como eles cruzaram o Mar da Galiléia é outro exemplo de um Deus MIT deu-lhes uma oportunidade de exercer sua fé. Nos capítulos seguintes, vamos examinar alguns MITs nas vidas de personagens bem conhecidas da Bíblia.
DITs (disciplinares Trials pretendidos), são essas dificuldades Deus permite que surgem em nosso caminho, porque estamos em desobediência à Sua vontade. Através deles, Deus está tentando aproveitar a nossa atenção, a fim de nos levar ao arrependimento. Há dezenas de exemplos de DITs nas Escrituras.
Se você está enfrentando um julgamento, como você pode saber se é um SIT, MIT ou DIT?
SIT deve sempre ser fácil de identificar. A SIT ocorre quando você fez algo tolo e encontrar-se a sofrer as consequências. O que você deve fazer? Arrependei-vos por ser tolo, e, em seguida, pedir ao Senhor para ajudá-lo a sair da bagunça que você fez o mais rapidamente possível. Confie nEle até que você experimente a sua libertação. [1]
Talvez o seu julgamento não pode ser rotulado como um SIT Assim, ou é uma MIT ou DIT A diferença entre os dois é que DITs são o resultado de uma disciplina sobre o pecado enquanto MITs não são. Podemos (e vai) ter MITs mesmo quando estamos completamente obediente a Deus, como no caso de Jó.
Se você se encontra no meio de uma DIT, em seguida, se arrepender e confiar em Deus para a libertação.Se você se encontra diante de um MIT, então você não precisa se arrepender. Basta encontrar uma das promessas de Deus que se aplica a sua dificuldade particular e confiar nele para ajudar ou sua libertação, que Ele será fiel para executar como você perseverar na fé.

Ensaios de um rei

Vamos dar uma olhada na vida de um homem que já enfrentou dois MITs e, em seguida, um nome de Sua DIT foi Asa, mais conhecido como o rei Asa, um ex-governante sobre a nação de Judá.
Asa se tornou rei depois da morte de seu pai, Abias, o registro bíblico diz-nos que houve paz durante os primeiros dez anos de sua boa regra, algo que Judá não tinha experimentado durante o reinado corrupto do pai de Asa:
A terra era sem ser perturbado por dez anos durante os dias de sua [Asa]. E Asa fez o bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus, e ele removeu os altares estrangeiros e os lugares altos, derrubou os pilares sagrados, cortou os aserins [feminino ídolos], e ordenou a Judá que buscasse ao SENHOR Deus de seus pais e de observar a lei eo mandamento. Ele também tirou os altos e os altares de incenso de todas as cidades de Judá. E o reino estava intacta sob ele. E edificou cidades fortificadas em Judá, uma vez que a terra estava intacta, e não havia ninguém em guerra com ele durante esses anos, porque o Senhor lhe dera repouso. Para ele disse a Judá: "Vamos construir essas cidades e cercá-los com muros e torres, portas e ferrolhos. A terra ainda é nossa, pois buscamos o Senhor nosso Deus; temos procurado, e Ele nos tem dado descanso de todos os lados "Então eles construíram e prosperaram (2 Crônicas 14:1-7, ênfase adicionada)...
Observe que duas vezes na passagem acima, Deus era o único que foi creditado para a paz de Judá. Ele concedeu a paz nação por causa da obediência do povo à sua lei. Sob a bênção de Deus, Judá prosperou em paz por dez anos maravilhosos.
Que a paz foi abruptamente estilhaçada, no entanto, durante o décimo primeiro ano do reinado de Asa boa.Zerá, o etíope, junto com um exército de um milhão de homens equipados com trezentos carros, invadiram o território de Judá. Levantando-se a enfrentar o desafio, Asa, com seu exército de 580 mil, saiu para encontrá-lo.
Judá estava em desvantagem numérica quase 12:58 e enfrentou um exército que era tecnologicamente superior para o seu dia. Imagine a vantagem tática de que um homem em um carro tem mais de um homem que está em seus pés. Os etíopes tinham trezentos carros. Sem um milagre, Judá estava prestes a perder meio milhão de soldados e ser anexada pela Etiópia.

Acreditando Traz Bênçãos

Antes que os homens de Judá saiu para combater os etíopes, Asa orou:
Senhor, não há ninguém além de ti para ajudar na batalha entre os poderosos e aqueles que não têm força; assim ajudar-nos, ó Senhor, nosso Deus, para nós confio em Ti, e em teu nome viemos contra esta multidão. Ó Senhor, Tu és o nosso Deus, o homem não prevalecerão contra ti (2 Crônicas 14:11, grifo nosso.).
Deus respondeu às orações Asa:
O Senhor dispersou os etíopes diante de Asa e diante de Judá, e os etíopes fugiram .... e tantos dos etíopes que caiu não conseguiu recuperar, pois eles foram destruídos diante do Senhor, e diante do seu exército. E eles [os soldados de Judá] levado saque muito. E eles destruíram todas as cidades ao redor Gerar, para o temor do Senhor havia caído sobre eles, e eles despojado todas as cidades, pois não havia saque muito neles. Eles também derrubou os que possuíam gado, e levaram um grande número de ovelhas e camelos (2 Cr. 14:12-15).
Agora vamos olhar para essa história do ponto de vista de Deus. Ele obviamente não estava tentando motivar o povo de Judá se arrepender por meio de um julgamento, de modo que este não era um julgamento especial DIT Além disso, o povo de Judá não cometeu erros tolos que desencadearam uma invasão etíope, de modo que este não estava julgamento 'ta SIT Este estudo, então, era um MIT
Pense sobre isso: Deus poderia ter parado os etíopes antes mesmo de sair da Etiópia, e ele poderia ter feito isso de mil maneiras. Então, por que não? Porque, permitindo que a Etiópia a invadir Judá, a oportunidade foi dada para o povo de Judá a praticar a sua fé no Senhor. Eles fizeram, e eles foram muito abençoados no final como resultado. Sem fé é impossível agradar a Deus, mas, em geral, sem ensaios, é impossível demonstrar fé.
Novamente, note que duas vezes em 2 Crônicas 14:6-7 a afirmação é feita de que Deus é quem deu descanso Judá da guerra para os primeiros dez anos do reinado de Asa. Se Deus deu descanso Judá da guerra para os primeiros dez anos, por que ele não dê descanso Judá, no décimo primeiro ano? Só podia ser porque Deus quis abençoar Seu povo pela sua obediência. E, curiosamente, a bênção de Deus veio na forma de uma invasão etíope. O povo de Judá eram muito mais ricos após seu julgamento. Em seu caso, o provérbio é verdadeiro: "A riqueza do pecador é depositada para o justo" (Prov. 13:22). [2]
É provavelmente seguro assumir que Deus também usou a invasão etíope de Judá como um meio de juízo sobre a Etiópia. MIT Judá foi Etiópia DIT

Considere tudo alegria

Muitas vezes, quando nos deparamos com problemas, procuramos em vão por algum pecado que nós cometemos para que possamos arrepender-se e encontrar a libertação. Ensaios ocorrer, no entanto, quando estamos obedecendo a Deus, bem como quando estamos desobedecendo a Deus. Se estamos diante de um MIT quando pensamos que estamos sofrendo uma DIT, podemos perder uma bênção de Deus, não vendo a Sua mão soberana de amor.
Então, você perdeu o seu emprego? Alegrai-vos! Isso significa que Deus deve ter um trabalho melhor para você! Então você está deitada com a doença? Louvado seja Deus! Pense em quantas pessoas com quem você pode compartilhar o testemunho de sua cura! Outros poderiam ter sua fé incentivada pelo seu testemunho e ser curado se.
Na verdade, MITs também poderia ser classificada como BITs, que significa "bênção destinada Trials." É por isso que devemos "considerá-lo toda a alegria" (Tiago 1:2) quando as provações vêm nossa maneira, porque eles são realmente as oportunidades de bênçãos. Cuidado, porém: Quando nos queixamos ou deixamos de confiar em Deus em um MIT, como vamos aprender logo a partir de Asa-história podemos perder as bênçãos que Deus pretende para nós desfrutarmos.

Back to Asa

Depois de sua primeira grande vitória sobre os etíopes, e através do incentivo de Azarias, o profeta, Asa instituiu ainda mais profundas reformas em seu país durante os próximos cinco anos de seu reinado:
Agora, quando Asa, tendo ouvido estas palavras, ea profecia que Azarias, filho de profeta Oded falou, ele tomou coragem e tirou as abominações de toda a terra de Judá e de Benjamim e das cidades que haviam capturado na região montanhosa de Efraim . Em seguida, ele restaurou o altar do Senhor que estava na frente do pórtico do Senhor. E congregou todo o Judá e Benjamim e os de Efraim, Manassés e Simeão que residiu com eles, para muitos desertaram para ele de Israel quando eles viram que o Senhor seu Deus era com ele. Então eles se reuniam em Jerusalém no terceiro mês do décimo quinto ano do reinado de Asa. E sacrificaram ao Senhor naquele dia 700 bois e 7.000 carneiros do despojo que tinham trazido.[O Senhor era o Senhor de suas posses.] E entraram na aliança para buscarem o Senhor Deus de seus pais, com todo o seu coração e alma, e quem não buscasse ao Senhor Deus de Israel deve ser condenado à morte, seja ela pequena ou homem, grande ou uma mulher. Além disso, eles fizeram um juramento ao Senhor em alta voz, com júbilo, com trombetas, e com chifres. [Quando as pessoas levar a sério a servir a Deus, sua adoração tende a tornar-se mais entusiasmado.] E todo o Judá se alegrou sobre o juramento, pois havia prometido com todo o seu coração e Ele tinha procurado intensamente, e ele deixou a encontrá-Lo. Então o Senhor lhes deu descanso de todos os lados (2 Cr. 15:8-15).
Dedicação sincera Asa ao Senhor foi ainda revelada quando ele tirou a própria avó de sua posição como "rainha-mãe", porque ela tinha "feito uma imagem horrível de um ídolo." A Bíblia nos informa que Asa "cortar sua imagem horrível, esmagado isso e queimou no ribeiro de Cedrom "(2 Cr. 15:16). Os verdadeiros discípulos amam seu Deus mais do que seus próprios parentes.
As palavras finais desse capítulo detalhando as reformas Asa são: "E não havia mais guerra até o ano trigésimo quinto do reinado de Asa" (2 Cr. 15:19). Então Judá gostava de pelo menos 24 anos de paz após a invasão etíope.

Julgamento Segundo Asa

Observe novamente que o Senhor foi dado o crédito para este período de paz no versículo 15, mas como o verso 19 íntimos, outro MIT estava no horizonte.
Desta vez, Baasa, rei de Israel, preparados para invadir Judá. (O reino de Israel tinha sido dividido anos antes em "Judá" e "Israel"). Desta vez, porém, Asa não confiar no Senhor como ele tinha anos antes. Em vez disso, ele usou a prata eo ouro dos "tesouros da casa do Senhor ea casa do rei" para pagar Ben-Hadade, rei da Síria, vizinhos, para quebrar sua aliança com Israel e no ataque. Ben-Hadade, obrigado, e como resultado, Israel deixou os seus preparativos para invadir Judá. Isso não é o fim da história, no entanto, porque Deus não estava satisfeito:
Naquela época Hanani, o vidente, a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: "Porque você têm contado com o rei de Aram e não confiou no Senhor seu Deus, por isso o exército do rei de Aram escapou sua mão" (2 Cr. ênfase, 16:7 adicionado).
Em outras palavras, Deus teria derrotado Israel e Síria se Asa havia confiado em Deus, mas Asa efectivamente pago Síria para livrar a sua nação de Israel. Deus iria causar algo de ruim para trabalhar em conjunto para o bem de Seu povo. Sua intenção era que eles iriam confiar nele e ser abençoado, assim como haviam sido abençoados durante a invasão etíope de 25 anos.
Agora pense sobre isso. A única razão pela qual Deus permite MITS a vir nossa maneira é que podemos vir a ser abençoado. É por isso que devemos "dar graças em tudo" e "alegrar-se sempre" (1 Ts. 5:16,18). Para aqueles que acreditam, MITs são portas para as bênçãos de Deus.
Vamos ler mais o que Deus disse a Asa:
Não foram os etíopes e os líbios um exército imenso, com muitíssimos carros e cavaleiros? No entanto, porque você confiou no Senhor, Ele os entregou na sua mão. Para os olhos do Senhor movimento para frente e para trás por toda a terra que Ele pode apoiar fortemente aqueles cujo coração é totalmente dele. Você agiu tolamente nesta. De fato, a partir de agora você vai ter guerras (2 Cr. 16:8-9).
Eu não sei se essas guerras futuras viria como se senta ou MITs (ou possivelmente até mesmo DITs). Eles podem ter vindo como SIT porque as nações vizinhas de Judá agora teria a coragem de ataque coragem, que nunca teria ganho se tivesse Asa confiou em Deus por um grande livramento. Ou, essas invasões futuras pode ter vindo como MITs porque, como já afirmei anteriormente, se você deixar um dos testes de Deus, muitas vezes você começa a fazer o teste de novo.

Julgamento Final Asa

Asa fez arrepender de repreensão de Deus? Não, tragicamente ele fez o equivalente a alguém que bate o menino jornal porque ele não gosta das manchetes. Asa tinha Hanani, o profeta jogado na prisão, e "Asa oprimiu alguns do povo, ao mesmo tempo" (2 Cr. 16:10). É claro que Asa caiu em uma condição apóstata.
Claro, o pecado de Asa não passou despercebido pelo Senhor. Ainda assim, Ele misericordiosamente deu Asa três anos para se arrepender. Asa não se arrependeu durante esses três anos, e assim a Escritura diz que, no ano trigésimo nono de seu reinado, ele "tornou-se doente de seus pés" (2 Cr. 16:12). Agora que ojulgamento era um Deus DIT permitido Asa para serdes atormentados, na esperança de trazê-lo ao arrependimento.
Infelizmente, Asa ainda se recusou a se arrepender. A Bíblia nos diz que a doença de Asa "foi grave, mas mesmo em sua doença, ele não procurou o Senhor, mas os médicos. Então Asa dormiu com seus pais, tendo morrido no ano quarenta e um do seu reinado "(2 Cr. 16:12-13).
A implicação é clara: Se Asa havia se arrependido em algum momento durante seus dois anos de miséria, Deus teria curou. Aflição Asa, no entanto, não amolecer ele. Em vez disso, ele endureceu, e ele morreu antes que ele deve ter. [3]
A Lição
Na revisão, Asa teve pelo menos três grandes ensaios em sua vida: dois MITS e uma DIT Ele estragou tudo durante a MIT segundo e tenho raiva de Deus, que resultou em sua DIT
Não devemos esquecer que mesmo DITs são manifestações do amor de Deus para nós. Jesus disse: "Aqueles a quem eu amo, eu repreendo e disciplina; sê pois zeloso, e arrepende-te" (Ap 3:19).
Eu sou um pai de três filhos, e eu os amo muito. Quando eram mais jovens, eu os disciplinou, e eu fiz isso porque eu os amava. Eu queria que eles aprendessem a obedecer a Deus para que eles pudessem desfrutar de Suas bênçãos.
Deus nos ama como um pai. Se você está sofrendo no meio de um julgamento, encorajo-vos a procurar seu pai para descobrir se você está no meio de um teste auto-infligido., Maturação / Testes de avaliação pretendido. ou Julgamento Disciplinar-intencionado. Se você precisa se arrepender e pedir perdão ao Senhor, em seguida, fazê-lo, e confiar em Deus para a libertação. Se você não precisa se arrepender de nada, então é só começar a festa. Acredite que todas as coisas cooperam para o bem como um amante de Deus, e que as bênçãos estão a caminho! Deus se deleita em nossa fé, e "Ele é galardoador daqueles que o buscam" (Hebreus 11:6). 

[1] Há um elemento de MITs e DITs em cada SIT Na vontade soberana de Deus permissivo, fazemos crescer e amadurecer de sofrer um SIT, o que torna cada SIT um pouco como um MIT Durante a SIT, o sofrimento que suportar como consequência de nossa insensatez tem um efeito disciplinador sobre nossas vidas, e é, portanto, um pouco como uma DIT
[2] Lembre-se, no entanto, que as pessoas verdadeiramente justos não são gananciosos, e assim eles compartilham a sua abundância com aqueles que são menos afortunados.
[3] Isso pode nos dar uma pista a respeito de porque Satanás iria "cooperar" com Deus, quando Deus permite que ele a afligir um filho de Deus, a fim de trazer o seu arrependimento. Satanás coopera porque ele está esperando que essa pessoa não vai se arrepender, que é sempre uma possibilidade. Posso ainda acrescentar que esta escritura não nos ensina que é errado para ir a um médico para tratamento médico.Ela nos ensina, no entanto, que, se estamos doentes ou doentes por causa do pecado, é melhor se arrepender, se queremos melhorar. Quando é esse o caso, os médicos não podem ajudar.