Capítulo Quinze Destino de Davi


Capítulo Quinze
Destino de Davi 


Davi, filho de Jessé, foi divinamente destinado a ser rei de Israel, e Deus revelou Seu plano para quando ele era apenas um garoto, o jovem pastor.
Se David foi divinamente destinado a ser um rei, é possível que ele também estava destinado a ser primeiro um pastor? Ou será que Deus deixe os primeiros trinta anos da vida de Davi até chance? Foi o Senhor apenas esperando até que o menino pastor atingido a idade quando ele ia cumprir o seu destino divino para ser rei?
Quando olhamos para a história, podemos perceber que tudo na vida de Davi era uma preparação para o reinado. Começando como um pastor foi certamente uma formação adequada para que um dia pastor, o rebanho de Deus.
Vamos aplicar isso a nós mesmos. Muitas vezes, o que percebemos como períodos de desperdício são realmente parte do treinamento de Deus processo-períodos que nos preparar para o Seu propósito final para nossas vidas. Eles também são divinamente destinado. Eles não são desperdiçados. Deus pode usar até mesmo os nossos erros para melhor equipar-nos para as "boas obras que [Ele] preparou de antemão" (Ef. 2:10).
Então como é que Deus preparar David para os grandes desafios que enfrentaria um dia como rei? Assim como você já deve ter adivinhado. Ele usou o mesmo método Ele usou para preparar Israel para tomar Canaã e pelo mesmo método Ele costumava treinar doze discípulos de Jesus. Deus permitiu que pequenas dificuldades para desafiar David como pastor. Ele foi testado.
Sabemos que, como um menino David teve a oportunidade de exercer sua fé, pelo menos, duas vezes, quando ele lutou com um leão e um urso para proteger o seu rebanho (cf. 1 Sam. 17:34-36). Deus poderia ter impedido que leão e do urso antes de chegar perto o suficiente para perseguir ovelhas de Davi? Claro que Ele poderia ter, mas não o fez porque Ele estava se preparando para David maiores desafios que ele acabaria por enfrentar.
Próximo julgamento de Davi registrados para nós nas Escrituras era um gigante de um literalmente! Não era tanto a sua habilidade com uma funda e pedra que derrubou Golias. Pelo contrário, ela era a sua fé.Cada desafio que enfrentamos pode servir como um trampolim ou uma pedra de tropeço. Tudo depende se vamos confiar em Deus ou não.

Aprender com os erros de um Rei

David foi providencialmente colocado em serviço no palácio do rei Saul para que ele pudesse aprender em primeira mão os efeitos do mal de inveja desenfreada ea influência corruptora que o poder pode ter sobre aqueles que não estão submetidos a Deus. Nenhum manual ou universitário pode comparar com o que David aprendeu assistindo o rei Saul em ação.
Em várias ocasiões, David escapou com vida, como Saul com ciúmes tentou imobilizá-lo na parede com sua lança. Apenas aqueles que conhecem o perigo pode aprender a confiar em Deus para proteção em perigo. Mais tarde, David passou anos no deserto correndo por sua vida de Saul. Ele aprendeu as lições mais valiosas sobre confiar em Deus ea influência corruptora que o poder pode possuir. Todas essas coisas "trabalharam juntos para o bem" para preparar David para cumprir seu destino divino.
No plano soberano de Deus, Davi sofreu muito durante esses anos, ea maioria dos seus sofrimentos eram totalmente injusto. David não merecia o tratamento implacável, cruel ele recebeu de Saul, a quem ele tinha servido tão bem. Mas Deus tinha um propósito ao permitir isso? Deve ser que David estava sendo preparada. Uma vez que tenhamos sofrido sob os líderes corruptos, estamos mais aptos a ser incorruptível quando Deus promove nos para um lugar de liderança.
Eu tenho muitos amigos que são ministros, ea maioria delas parece ter uma história para contar sobre o sofrimento sob o poder de alguma comissão da igreja semi-corrupto ou pastor sênior durante os primeiros anos de seus ministérios. Só Deus sabe dos muitos homens e mulheres que não estão no ministério hoje porque cresceram mais amargo de ser maltratado no início de seus ministérios. Eles se desqualificaram a ser promovido porque desistir quando as coisas ficaram difíceis. Se Deus tem permitido que uma pessoa corrupta em autoridade para maltratar você, pode ser porque Ele está preparando para a liderança. Talvez Deus está ensinando você a não ser corrupto quando seu tempo de promoção chega.

Testes de caráter e erros

David foi dada a oportunidade de levar sua própria vingança contra Saul em duas ocasiões em que ele estava fugindo no deserto. Ambas as vezes, porém, ele misericordiosamente poupado a vida de Saulo, retornando o bem pelo mal. O que um teste do seu caráter esses incidentes eram! Nós, também, são ordenados a ser misericordiosos como Deus é misericordioso (cf. Lc 6:36). Como podemos esperar que Deus nos promover se não somos?
Davi não era perfeito, claro, e ele uma vez a duvidar de Deus como ele se cansou de correr de Saul.Mesmo que David totalmente sabia que Deus havia prometido a exaltar-lhe um dia para ser rei, lemos sobre ele uma vez, dizendo: "Agora eu vou morrer um dia, pela mão de Saul" (1 Sam. 27:1). Isso não soa como a fé, não é? David, em seguida, cometeu o erro de ir viver no território dos filisteus um ano e quatro meses.Os problemas resultantes ele enfrentou lhe ensinou lições importantes sobre comprometer a sua fé em Deus. Ele também aprendeu sobre abundante misericórdia de Deus (cf. 1 Sam 27:1 -. 30:20 para todos os detalhes).
Mais uma vez, vamos aplicar isso para nós mesmos. Quando erro, às vezes sentimos como se tivéssemos arruinado todos os planos de Deus para nossas vidas. Como resultado, nós carregamos lamenta com nós há anos. Erro de Davi, porém, não frustrar o plano de Deus para fazê-lo rei. Deus sabia que David faria seu erro antes mesmo de nascer, e Deus poderia facilmente ter evitado isso, mas não o fez. Deus usaria erro de Davi para melhor prepará-lo para cumprir seu destino divino. David iria aprender e crescer e, finalmente, ser um melhor rei para ele.
Nossos erros não são diferentes. Deus sabia que iria fazê-los, e ele poderia ter evitado los. Mesmo antes de você nascer, no entanto, Ele preparou um plano para redimir seus erros e usá-los para finalmente ajudá-lo a cumprir seu destino divino. Enterrar seus arrependimentos e graças a Deus que Ele está fazendo "todas as coisas cooperam para o bem" (Rm 8:28)!

Passar no teste, e ser abençoado

Finalmente, após a morte de Saul, Davi foi exaltado para ser rei de Israel. A promessa de Deus foi cumprido. Ele, assim como José, foi exaltado em 30 anos de idade após aproximadamente 15 anos de preparação, de 15 anos de MITs (cura / Testando Trials pretendidas) e se senta (auto-infligidas Trials), como definido os diferentes tipos de ensaios em um capítulo anterior. David declarou que o Senhor tinha testado ele:
Tu tentou meu coração, Tu me visitou à noite; Th OU tens me testou e dost encontrar nada (Sl. 17:3, ênfase adicionada).
David também escreveu em outro salmo que Deus testa todos nós:
O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está no céu, Seus olhos contemplam, as suas pálpebras testar os filhos dos homens. O Senhor prova o justo eo ímpio (Salmo 11:04-5a, grifo nosso).
Como isso se aplica à sua vida? Você não pode ser chamado para ser um rei, mas você é chamado para fazer algo que é exclusivamente sua a cumprir. Paulo escreveu em sua carta aos Efésios:
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10).
Não seria trágico para comparecer perante o tribunal de Cristo e ouvi-Lo dizer: "Você nunca cumpriu Meu plano para sua vida. Certas obras boas que eu chamei você para caminhar em foram deixadas inacabadas.Se você tivesse obedecido, ele poderia ter resultado em bênçãos para si e aos outros. "
O ideal é quando estamos diante de Jesus, se tivéssemos obedecido Seu chamado em nossas vidas, vamos ouvi-Lo dizer: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel com algumas coisas, vou colocar você no comando de muitas coisas, entra no gozo do teu senhor "(Mt 25:21).
Deus certamente nos recompensará de acordo com a nossa fidelidade. O que significa ser fiel? Isso significa que para continuar, mesmo quando você sentir vontade de desistir. Ninguém nunca disse: "Eu fui fiel a desfrutar de sorvete para a minha sobremesa todas as noites por uma semana!" Não, ser fiel implica a tentação de ser infiel. Isso significa pendurado lá quando você sente como abandonar o navio.

Davi DIT

David mais tarde experimentou uma DIT (Trial Disciplinar Pretendido) quando pecou tão gravemente, cometendo adultério com Bate-Seba e organizando para o assassinato de seu marido. Custou-lhe caro como Deus o trouxe ao arrependimento e disciplinado ele. Espero que muitas outras pessoas têm evitado DITs de ler sobre as conseqüências do pecado de Davi. Isto é, sem dúvida, a razão pela qual muitos DITs são registrados nas Escrituras. Eles estão "escritas para nossa instrução" (1 Cor. 10:11).
Como podemos evitar DITs? Simplesmente por ser obediente. Como podemos sempre evitar SIT (auto-infligida Trials)? Sempre usando a sabedoria divina. Mas há alguma maneira podemos evitar enfrentar MITs? Não, desde que Deus nos ama e nós estamos na terra, com vencimento / Testando Trials pretende venha a ser parte da nossa experiência.

A poda do Pai

Antes de fechar este capítulo, vamos dar uma olhada em uma passagem muito aplicável da Escritura, à direita dos lábios de Jesus:
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Toda vara em mim que não dá fruto, Ele tira, e todo ramo que dá fruto, Ele corta-lo, para que produza mais fruto (João 15:1-2).
Se vamos amadurecer espiritualmente, vamos ser podadas pelo Pai, porque, como acabamos de ler, Ele poda todos os ramos que dá fruto.
O que significa ser "podado pelo Pai"? Obviamente, há algum significado simbólico que Jesus está tentando transmitir. Queremos ser cuidadosos para não tomar o simbolismo muito longe, dizendo que o nosso poda sempre acontece uma vez a cada primavera, e assim por diante. Ao mesmo tempo, não queremos ignorar razão óbvia do Senhor por ter escolhido a analogia da videira e agricultor.
No mínimo, Jesus quer nos fazer entender que para podar uma videira, os ramos devem ser cortados se a videira é atingir seu maior potencial para produzir frutos. O observador não treinado, que observa o agricultor e que não tem compreensão do processo de poda pode pensar que o agricultor está cometendo um grande erro. Pode parecer que, cortando galhos, a vinha dará frutos muito menos. O agricultor, no entanto, sabe melhor. Uma videira unpruned irá produzir frutos, mas uma videira podadas irá produzir mais frutas e frutos de maior qualidade.
E por isso mesmo, devemos ser podadas. Quando estamos, pode parecer a princípio, como se nós vamos ter menos fruta do que no passado. Se, no entanto, vamos pacientemente confiar em Deus, que acabará por compreender que Deus está fazendo. O processo vai resultar em maior fruto em nossas vidas.
Há provavelmente um milhar de diferentes maneiras através das quais Deus realiza a sua poda processo na vida de Seus filhos. Se você já leu todos os capítulos anteriores deste livro, você tem pelo menos alguma idéia de como Ele poderia fazê-lo. Ele é dedicado ao nosso crescimento espiritual, e Ele poda todos nós, que estão dando frutos. A Bíblia promete: "É Deus quem opera em vós tanto o querer e trabalhar para sua boa vontade" (Fp 2:13), e "Aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus "(Fp 1:6). A poda é parte desse processo.