Capítulo Dois Teste No Deserto

Capítulo Do No Deserto  


Como considerado (no capítulo anterior) dois exemplos de testes preliminares de Deus (aqueles de Adão e Abraão), ganhamos um pouco de compreensão do propósito divino por trás deles: Deus quer saber o que está no coração das pessoas. Adão e testes de Abraão não são as únicas ilustrações de que a verdade. A Escritura diz, por exemplo, do rei Ezequias: "Deus deixou-o sozinho apenas para testá-lo, para quepudesse saber tudo o que estava em seu coração" (2 Cr ênfase, 32:31 acrescentou.).


Escrituras como estes muitas vezes levantar as sobrancelhas de cristãos atenciosas. Se Deus já sabe tudo, eles perguntam, como Ele pode, então, aprender o que está no coração de alguém?
A resposta a essa pergunta é muito simples. Deus certamente conhece tudo que há para saber. Até agentes morais livres são testados, no entanto, não há nada para saber. Só depois eles são testados e reagir aos seus testes há algo para conhecer.
Certamente na eternidade passada, Deus poderia olhar para frente no tempo e ver as reações dos agentes morais livres para seus testes. A menos que, no entanto, esses agentes livres morais são testados em algum ponto no tempo, não haveria nada para Deus olhar para frente no tempo e ver. Assim, a fim para Deus antemão o resultado do teste de alguém, essa pessoa deve ser testada em algum ponto no tempo. E é por isso que Deus pode dizer após o teste de alguém (como fez após o teste de Abraão), "Agora eu sei." O teste revela o resultado, e uma vez que há um resultado, há algo para que Deus de antemão conheceu.Sem o teste eo resultado, não há nada para Deus para saber ou conhecer antecipadamente. Presciência de evento pressupõe um evento para saber de antemão!

Testes de Israel

Vamos considerar mais alguns exemplos bíblicos de pessoas a quem Deus testados. Neste capítulo, vamos viajar com os antigos israelitas à Terra Prometida como eles encontraram alguns testes ordenada por Deus. Ao longo do caminho, vamos encontrar aplicação para nossas próprias vidas.
A história dos israelitas "jornada do Egito à Canaã não é apenas um relato histórico, mas também é simbólico da nossa jornada espiritual como nós crescemos em Cristo. Por exemplo, os israelitas foram libertos do anjo destruidor através da aplicação do sangue do cordeiro da Páscoa aos seus umbrais (ver Ex. 12:7-13). Da mesma forma, nós fomos libertos da ira de Deus pelo sangue de Cristo, que é referido como "nossa Páscoa" e "o Cordeiro de Deus" no Novo Testamento (veja 1 Coríntios 5:7, João 1:29) .
Os israelitas foram libertados da escravidão e um reino do mal, assim como nós fomos libertos da escravidão do pecado, Satanás, a morte espiritual, e do reino das trevas.
O povo de Israel atravessou o Mar Vermelho, que ensina o Novo Testamento corresponde ao nosso batismo em água (veja 1 Coríntios. 10:2).
Quando os israelitas estavam no outro lado do Mar Vermelho e viu os cadáveres dos soldados do Faraó lavar-se na praia, eles sabiam que o poder de seu antigo opressor havia sido quebrado. Então, devemos perceber que o poder de Satanás e autoridade sobre nossas vidas foi anulado.
Essas são algumas das semelhanças entre a "igreja no deserto" (veja Atos 7:38, KJV) ea igreja de hoje. E porque Deus nunca muda, podemos aprender algo sobre como ele irá funcionar em nossas vidas estudando as relações com o povo de Israel. Deus ainda está testando o seu povo, na sua jornada para a sua "terra prometida".

Ele os tirou para trazê-los

Deus não só levou a Israel do Egito, sua intenção era levá-los para uma terra de destino, a prometida de Canaã. Tome nota, no entanto, que Canaã não é símbolo do céu aos crentes da nova aliança, porque não haverá batalhas para lutar no céu. Não há "gigantes na terra" lá. Terra de Canaã, assim, melhor representa o nosso crescimento na fé e na entrada em plena maturidade em Cristo. Portanto, não se satisfaz apenas em sair do Egito, como os queridos santos antigos que às vezes dão testemunho: "Eu fui salvo trinta e cinco anos atrás! Que grande dia que foi! Vocês, orem por mim que eu vou aguentar até o fim. "
Deus nos livrou de algo para nos trazer alguma coisa. Vamos crescer em Cristo e caminhar nas boas obras que Ele preparou para nós (cf. Ef. 2:10). Nosso objetivo é nos tornarmos como Jesus e estar pronto para estar diante Dele um dia.

O Plano de Deus

À medida que seguimos o povo de Israel do Egito para Canaã, tome nota de que Moisés não usar um GPS para encontrar o melhor caminho para a Terra Prometida. Deus levou Seu povo segundo a sua rota divina, e não havia nenhuma dúvida na mente de ninguém sobre isso:
E o Senhor ia adiante deles numa coluna de nuvem durante o dia para levá-los a caminho, e numa coluna de fogo durante a noite para dar-lhes luz, para que eles possam viajar de dia e de noite. Ele não tirou a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite, de diante do povo (Ex. 13:21-22).
Também tomamos nota que o Senhor tinha pelo menos uma boa razão para a rota específica em que ele conduziu os israelitas:
Agora surgiu quando Faraó deixou ir o povo, que Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, embora fosse perto, e Deus disse: "Para que as pessoas mudam suas mentes, vendo a guerra, e eles voltarão para o Egito "(Êxodo 13:17).
Deus sabia que os israelitas não estavam ainda prontos para enfrentar qualquer um na batalha. Mas foi porque eles não têm tropas arregimentadas ou armamento suficiente? Não, porque em batalhas posteriores, Deus faria bem claro ao Seu povo que Ele poderia dar-lhes a vitória sobre seus inimigos, contra todas as probabilidades. Na verdade, Ele às vezes até mesmo aumentaram as chances contra o seu povo (como na história de Gideão).
A simples razão de que os israelitas não estavam prontos para lutar contra os filisteus era porque a sua fé em Deus era muito pequeno. Vendo um exército de filisteus teria los cheios de medo. Então, Deus levou Seu povo de pouca fé numa rota que os impediu de enfrentar os filisteus.
O Senhor sabia, no entanto, que, se seu povo fosse finalmente possuir a Terra Prometida, eles precisam para crescer na fé, porque eles teriam de enfrentar adversários formidáveis ​​na terra de Canaã. Todas as suas batalhas terão de ser vencida pela fé. Quando os israelitas finalmente possuía Canaã, não foi por sua própria força, mas confiando em Deus:
Para pela sua espada que não possuir a terra, e seu braço não salvá-los, mas a tua destra eo teu braço, ea luz da Tua presença, pois Tu favor deles (Sl. 44:3).

Método de Deus para edificar a fé

Então, se colocar no lugar de Deus. Se você fosse ele, e você tinha um grupo de três milhões de pessoas a quem você queria crescer na fé, como você faria isso?
Você sabe exatamente o que você faria. Você poderia levá-los em alguma dificuldade menor, onde eles teriam a oportunidade de confiar em você. Então você teria que entregá-los a partir de seu problema, e espero que a sua fé em você crescer.
E é isso que Deus fez logo após o êxodo de Israel. Ele conduziu seu povo à margem do Mar Vermelho, onde estavam presos. Eles não tinham nenhuma fuga do exército de avançar de Faraó, e parecia que eles seriam massacrados.
É bastante interessante para ver o drama do Mar Vermelho de tanto de Deus e pontos de vista de Israel.Observe primeiro lugar, que não há dúvida de que Deus dirigiu os israelitas para o local exacto Ele queria que eles acampamento junto ao Mar Vermelho:
Ora, o Senhor falou a Moisés, dizendo: "Diga aos filhos de Israel para voltar e acampar diante de Pi-Hairote, entre Migdol eo mar, você deve acampamento diante de Baal-Zefom, oposto a ele, à beira-mar" (Ex . 14:1-2).
Também não há controvérsia de que o propósito de Deus em dar essas instruções específicas foi a Faraó isca. Ele queria que o déspota egípcio para pensar que os israelitas estavam confusos, perdidos no deserto, e estrategicamente vulnerável a ataques. No versículo seguinte do Êxodo, Deus diz:
Então Faraó dirá dos filhos de Israel: "Eles estão vagando sem rumo na terra, o deserto fechou-los dentro" Assim que eu endurecerei o coração de Faraó, e ele vai persegui-los, e serei glorificado em Faraó e toda a seu exército, e os egípcios saberão que Eu sou o Senhor (Êxodo 14:3-4).
Portanto, temos a visão de Deus panorâmica de toda a situação. Ele colocou o povo de Israel em uma situação difícil para o propósito expresso de realizar um milagre entregando em seu nome e trazer glória ao Seu nome.
Então, vamos testar a nós mesmos através do teste de Israel do Mar Vermelho. Se você estivesse na situação de Israel, o que você teria feito? Será que você se alegrou quando viu exército avançando Faraó, confiando que Deus estava prestes a fazer um milagre em seu nome? Ou você teria reagido como os israelitas fizeram quando se considera a sua situação:
E como Faraó se aproximava, os filhos de Israel, olhei, e eis que os egípcios marchavam atrás deles, e assim eles se tornaram muito assustada .... Disseram a Moisés: "É porque não havia sepulcros no Egito que você nos arrebatam para morrermos no deserto? .... teria sido melhor para nós para servir aos egípcios do que morrermos no deserto "(Êxodo 14:10-12).
Então, os israelitas não exatamente passar o seu teste inicial. Ainda assim, apesar do fato de que todos esperavam para morrer naquele dia, Deus dividiu o Mar Vermelho e que atravessou em terra seca. Claro que, mesmo que teve um pouco de fé da sua parte, como Hebreus 11:29 nos diz: "Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho como se estivessem passando em terra seca."

Andando pela Fé, Literalmente

Pode se imaginar indo para o fundo do Mar Vermelho, e em ambos os lados de você, paredes de água são empilhados, e de alguma forma a água não está caindo para trás em você? Eu sempre imagino dois israelitas andando único arquivo através dessa fenda com um maravilhosamente dizendo ao outro: "Uau!Você tem alguma idéia de como que a água está sendo realizada de volta? "O outro atrás dele responder:" Eu não sei, amigo, mas você se importaria de andar mais rápido pouco? "
Aqui está uma pergunta interessante: Por que Deus abriu o Mar Vermelho em vez de construir uma ponte de imediato sobre ele? Ou por que ele não simplesmente voar através de Israel para o outro lado?Certamente Deus poderia ter feito também. Então, por que não? Suspeito que foi um esforço de sua parte para construir a sua fé. Ele queria que eles confiam nele, enquanto caminhavam para a outra margem, crendo que Ele não permitiria que as águas para voltar a cair sobre eles.
Depois de uma experiência como essa, os israelitas deveriam ter tido a fé um pouco mais em Deus, percebendo que nada é difícil demais para ele. Eles deveriam ter aprendido que Sua palavra se pode confiar, não importa o quão impossível as circunstâncias possam parecer.
Você pode ver como isso se aplica a nós? É muito possível que Deus pode nos levar a situações em que parece que estamos presos, sem nenhuma forma humana de escape. O Senhor não quer que a gente questionar a Ele ou queixar-Ele quer que confiemos nele e se alegram, crendo que Ele nos livrará através do Seu poder.
A Bíblia nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus (cf. Heb. 11:6). O que significa ter fé? Significa tomar Deus em Sua palavra, confiando n'Ele, independentemente do testemunho de alguém ou alguma coisa. Devemos ter em mente, entretanto, que, se não houve testes e ensaios, não haveria necessidade de fé. A maioria dos milagres na Bíblia começou com problemas.
Você é um "resmungando israelita?" Sua cura é encontrada em Filipenses 4:4: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos!"
Quando reclamam, que revelam uma falta de fé. Se Deus permite dificuldades para vir a nossa maneira como Ele fez com o Seu povo no Mar Vermelho, a partir de seu ponto de vista, é apenas para que Ele possa operar um milagre em nosso nome. Estas dificuldades atuais são oportunidades maravilhosas para milagres, um dos quais é o nosso crescimento espiritual.
Se você não passar no primeiro teste ...
O povo de Israel, obviamente, não o seu primeiro teste ao longo da costa do Mar Vermelho. Salmo 106:7 comentários: "Nossos pais, no Egito não compreendiam Tuas maravilhas, não me lembro Teus gentilezas abundantes, mas rebelou-se à beira-mar, no Mar Vermelho."
Deus não é de desistir facilmente. Um capítulo da Bíblia, e apenas três dias depois, ele conduziu os israelitas para um novo local onde teriam outra oportunidade de confiar nele. A nuvem levou-os para o deserto, e depois de três dias, seus suprimentos de água foram esgotadas:
E andaram três dias no deserto e não acharam água. E, quando chegaram a Mara, mas não podiam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso foi chamado Mara. E o povo murmurou por Moisés, dizendo: Então, ele clamou ao Senhor, eo Senhor lhe mostrou uma árvore "Que havemos de beber?", E ele jogou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali, Ele lhes deu um estatuto e regulamento, e não Testou-los (Êxodo 15:22 b-25, grifo nosso).
Você já foi sede de nenhuma maneira de saciar a sua sede? Muito possivelmente você não tem porque a maioria de nós tem a abundância de água prontamente disponível ou bebidas. Imagine, no entanto, sendo um dos israelitas após fornecimento de água foram esgotados. Sua boca está seca, e não há água à vista.Em todas as direções tudo o que você pode ver é de areia e pedras. Você está cansado de andar. Manter seus filhos reclamando para a água. O sol do deserto é quente.
De repente, alguém vê um pedaço de verde no horizonte. É uma miragem ou um oásis? Todo mundo ritmo acelera, especialmente quando eles percebem que a nuvem de Deus está se dirigindo na direção da névoa que distante verde. Logo três milhões de pessoas esperançosas estão competindo com você para o quecertamente deve ser um oásis. O líder do bloco grita: "Uma lagoa!" E um crescendo de alegria sobe a partir da multiplicidade subir de tom. O primeiro homem a beira da água coloca seus lábios para a superfície com uma expressão de sonho, como antecipação, mas ele imediatamente cospe sua bebida com uma careta. A água é podre, intragável. Com olhos curiosos, uma massa de pessoas ofegantes olhar para o céu.
Não devemos ignorar o fato de que foi Deus quem guiou Seu povo a essas águas, que ele sabia eram undrinkable diante dos israelitas chegaram. Então, por que Ele levá-los para as águas amargas de Mara?
Nós já leu a resposta a essa pergunta no versículo 25. Deus estava testando-los. [1] Deus queria saber,"São o meu povo vai confiar em mim nesta situação? Será que vão levantar as mãos e louvar-Me, acreditando que eles estão prestes a presenciar mais um milagre da minha disposição, ou será que vão duvidar, reclamando e resmungando uma vez? Eles estão prontos para tomar posse da Terra Prometida? "
É bastante óbvio que Israel não passou neste teste, mas ainda assim, Deus misericordiosamente fez as águas amargas doce.

Os hiper-soberanistas e os soberanistas não-

Este é um bom lugar para falar um pouco sobre a soberania de Deus, um tema, vamos considerar com mais detalhes mais tarde.
Alguns cristãos, se tivessem no lugar de Moisés durante o incidente das águas amargas de Mara, teria se levantou e proclamou: "Sabemos que Deus está no controle, e assim que isso aconteceu por uma razão.Não vamos questionar a Deus, mas vamos confiar Nele, Ele tem alguma razão desconhecida por isso que Ele quer que nós para beber destas águas amargas. Porque Ele quer que todos nós ficar doente ou morrer é além de nossa compreensão, mas não devemos questioná-lo. Seus caminhos são mais altos que os nossos caminhos. "Em seguida, eles teriam bebido piedosamente as águas amargas e tornar-se gravemente doente.
Outros cristãos teria reagido, inclinando-se para um extremo diferente. Um de seus porta-vozes teria se levantou e proclamou: "Sabemos que Deus é sempre bom para o Seu povo. A Bíblia diz que Ele é amor. E assim não há nenhuma maneira que poderia ter sido Deus que nos levou a este lugar! Deve ter sido o diabo! Fomos enganados, então vamos repreender o diabo e recuar para onde estávamos quando estávamos certos de que foi Deus quem estava nos levando! "
Eu acho que você pode ver como os dois pontos de vista são parcialmente certo, mas também parcialmente errado. O primeiro grupo, os "hiper-soberanistas", estão corretos em ver controle soberano de Deus sobre as suas circunstâncias. Eles estão errados, porém, em acreditar que tudo o que acontece é de Deus final e ordenado vai para eles.
O segundo grupo, o "não-soberanistas", estão corretos em acreditar que Deus os ama e quer que eles sejam abençoados. Eles estão errados, porém, em não ver o plano soberano de Deus a serem trabalhados em suas provações. Para eles, qualquer coisa que traga qualquer dificuldade não tem nenhum propósito divino. Há um equilíbrio aqui, e espero até o final deste livro você tem uma boa noção do que equilíbrio.
Se Deus nos leva a lugares difíceis ou permite que as dificuldades que virão em nosso caminho, isso não significa que Ele não nos ama. Além disso, não significa que Ele quer que nós humildemente aceitar as dificuldades como a nossa sorte na vida. Ele quer que nós confiantemente confiar em Sua vontade revelada no meio do julgamento, crendo que Ele cumprirá Suas promessas. Ele quer nos usar essas dificuldades como Steppingstones a maior fé e maturidade espiritual.

Teste dos Três

Se não conseguirmos um dos testes de Deus, isso normalmente significa que nós vamos ter a oportunidade de fazer o teste novamente. Esse processo pode muito bem ser repetido até que finalmente passar ou provamos a nós mesmos para ser casos perdidos.
Se passarmos um dos testes de Deus, no entanto, isso geralmente significa que vamos ser promovido a uma posição de maior bênção ea fecundidade.
Como acabamos de ler, o povo de Israel falhou o seu segundo teste no deserto, e Deus misericordiosamente lhes deu outra oportunidade de confiar nele. Apenas alguns versos depois do incidente com as águas amargas de Mara, Deus provou Seu povo novamente. Desta vez Seu teste não foi centrado em torno permitindo que seu povo se torne sede, desta vez Ele permitiu que eles se tornem um pouco de fome:
E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto. E os filhos de Israel disseram-lhes: "Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão a fartar, pois vocês nos trouxeram a este deserto para matar toda esta multidão com fome "(Êxodo 16:2-3).
Infelizmente, a deles era uma outra exposição de infidelidade, e no versículo seguinte, lemos que Deus respondeu através da elaboração de um outro teste, dando a Israel mais uma oportunidade de confiar nele:
Então o Senhor disse a Moisés: "Eis que vos farei chover pão dos céus para vós, eo povo sairá, e recolher uma parte do dia todos os dias, para que eu possa testá-los, ou não anda em minha instrução. E isso vai acontecer no sexto dia, quando eles preparam o que eles trazem, será o dobro do que colhem cada dia "(Êxodo 16:4-5, ênfase adicionada).
Será que o povo de Israel passar este teste? Infelizmente, não, porque o primeiro dia, havia aqueles que se reuniram muito e aqueles que se reuniram muito pouco. Ainda parte de cada pessoa milagrosamente (e felizmente) transformou-se exatamente um "omerful", a porção que Deus disse: cada um deve reunir (ver Ex. 16:17-18).
Deus também havia instruções para que nenhuma pessoa deve "sair de qualquer parte dele até de manhã", mas alguns fizeram. Como resultado, criou bichos e cheirou mal, assim como Deus havia advertido.Obviamente, a pessoa que reuniu mais de que Deus havia ordenado, ou que tentou manter algum para o dia seguinte, estava demonstrando que ele duvidava Deus iria prover todos os dias.
Houve algumas vezes no passado, quando eu tive que confiar em Deus para a provisão diária. Ele sempre foi fiel. Uma vez, durante um tempo magra cerca de vinte anos atrás, alguém que eu mal conhecia parou e deu a minha esposa e me dois certificados de presente de uma mercearia local no valor de cinquenta dólares. Deus providenciou. "Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia" tornou-se uma oração para que pudéssemos relacionar.
Esse foi um tempo precioso na minha caminhada com Deus. Aprendi a confiar em Deus e minha fé cresceu. Se você confiar em Deus, os ensaios são tempos para ver milagres.

Faça aos israelitas

O povo de Israel não deveria ter duvidado que era vontade de Deus para que eles tenham comida e água.Em ambas as situações, em vez de resmungar, eles deveriam ter começado a louvar a Deus, confiando que Ele daria.
Olhando para trás quarenta anos nos incidentes que acabamos de ler sobre, Moisés escreveu o seguinte comentário divinamente inspirada e muito interessante:
E você deve lembrar-se todo o caminho que o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, que te humilhar, para te provar, para saber o que estava em seu coração, se você guarda os seus mandamentos ou não. E Ele te humilhou e te deixou ter fome, e te maná que você não sabia, nem teus pais o conheceram, para que pudesse te fazer entender que o homem não vive somente de pão, mas o homem vive de tudo o que sai da a boca do Senhor "(Deut. 8:2-3, ênfase adicionada).
Deus queria que o povo de Israel para aprender a depender Dele para tudo. Eles, no entanto, eram muito parecidos com alguns de nós auto-suficiente e orgulhosa. Como resultado, Deus tem a nos ensinar a lição muito mesmo, permitindo que as circunstâncias em nossas vidas que nos forçam a olhar para ele.
Todas estas situações humilhantes são uma indicação de que Deus está trabalhando para trazer-nos até à maturidade plena para nos tornar semelhantes a Jesus. Ele era cheio de fé e totalmente dependente de Seu Pai, e assim devemos ser.
Moisés terminou seu discurso com estas palavras muito significativas:
No deserto Ele alimentou você maná que vossos pais não sabiam, que te humilhar, e para que pudesse testá-lo, fazer o bem para você no final (Dt 8:16).
O propósito de Deus para testar o seu povo era de fazer o bem a eles, no final, o que, naturalmente, é o Seu propósito em testar-nos.
Como pode resultar de Deus testes em bom dele no final? Existem várias maneiras.
Primeiro, a pessoa que confia em Deus em meio à adversidade é a pessoa a quem Deus pode confiar com as bênçãos maiores, porque essa pessoa revela que sabe que Deus é sua fonte.
Deixe-me aplicar essa verdade em matéria de dinheiro, pois a Bíblia nos diz que toda a nossa riqueza é uma mordomia de Deus. Um crente que prospera sem perceber que Deus é aquele que lhe permitiu prosperar é um crente cujo dinheiro pode muito bem chamar-lhe para longe de Deus. Isso é exatamente o que Moisés advertiu durante a próxima frase do discurso que estamos lendo:
Caso contrário, você pode dizer em seu coração: "Meu poder e da força da minha mão me fez essa riqueza." Mas você deve lembrar-se do Senhor seu Deus, pois é Ele quem está lhe dando poder para fazer riqueza "(Deuteronômio 8 :17-18a).
A pessoa que sabe que Deus é a fonte de sua riqueza é uma pessoa a quem Deus pode confiar com a riqueza, porque ele vai ser um melhor administrador do que foi confiado a ele, colocando um tesouro no céu, não na terra.
Além disso, a pessoa que confia em Deus quando sob julgamento é também a pessoa a quem Deus pode confiar com maiores responsabilidades. Se não podemos superar os desafios minúsculos que nos impedem de fazer pequenas coisas para Deus, como podemos esperar para superar os obstáculos maiores que Satanás envia quando Deus nos chama para fazer ainda mais por Ele? Como já foi dito, "a fé Grande é um produto de grandes lutas. Grandes testemunhos são o resultado de grandes provas. Grandes triunfos só podem vir depois de grandes provações. "
Então, vamos nos esforçar para ser encontrado Deus, fiel confiança em nossos ensaios, e Ele irá promover nos para um lugar de maior fecundidade. Nossa fé vai crescer continuamente como alimentá-lo com a Palavra de Deus e exercê-lo no meio de desafios.

[1] eu percebo que a versão do Rei James não diz que Deus provou a Israel, mas que Deus provou Israel.Eu posso honestamente dizer que a King James é a única versão que eu conheço que traduz que provarao invés de teste. Cada versão moderna diz teste, incluindo o New King James Version. É meu entendimento que o teste de palavra não existe no idioma Inglês quatrocentos anos atrás, quando a BíbliaKing James foi traduzido, e que a palavra tinha um significado provar que era algo equivalente ao nossoteste de palavra moderna. É por isso que você não encontrar a palavra teste em qualquer lugar do King James Version. Mas posso assegurar-lhe, depois de muitas horas de pesquisa do original hebraico, esseteste é sem dúvida a versão mais precisa aqui e nas outras referências bíblicas que eu vou citar. Se você tem alguma dúvida, encorajo-vos a ver o apêndice.