Capítulo Oito Soberania de Deus e de Nossa Autoridade


Capítulo Oito
Soberania de Deus e de Nossa Autoridade 

Neste capítulo, eu gostaria de continuar a considerar um aspecto importante da soberania de Deus, isto é, seu poder de restrição sobre Satanás. Se pudermos compreender esse conceito, podemos entender melhor a autoridade espiritual que Deus tem (e não tem) dada aos crentes. Tenha em mente que nós temos estabelecido já que toda autoridade vem de Deus. Qualquer pessoa que possui qualquer autoridade tem, porque Deus concedeu a ele (veja João 19:11;. Rm 13:1).
Vamos começar por voltar ao início, antes mesmo que Deus criou Adão e Eva. Obviamente, nenhum ser humano tinha qualquer autoridade, em seguida. Nós sabemos que, em algum momento antes de Adão e Eva foram criados, Satanás tentou ganhar alguma autoridade. Ele foi, no entanto, rapidamente tratada.Jesus disse que Ele viu Satanás "cair do céu como um relâmpago" (Lucas 10:18). Isso nos dá, pelo menos, um pequeno vislumbre do poder de Satanás, em comparação com o poder de Deus. Satanás não era páreo para Deus, que é o que seria de esperar, uma vez que Deus é o Criador e Satanás é apenas uma criação.
Quando Deus criou Adão, Ele o fez dar-lhe certa autoridade, mas a autoridade de Adão foi claramente limitado, não é ilimitado. Deus lhe disse: "Enchei a terra e sujeitai-a; e domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que se move sobre a terra" (Gn 1:28, grifo do autor).Obviamente, Adam não foi dada soberania absoluta sobre tudo na terra. Ele não podia controlar o clima, por exemplo. Essencialmente, Deus deu a Adão autoridade para governar sobre os peixes, aves e animais, e foi isso. Além disso, Adam era muito ainda sob a autoridade de Deus como uma sub-governante, como claramente indicado pelo fato de que Deus julgou quando ele pecou. Adão não poderia governar sobre Deus e expulsá-lo do jardim.
A razão de eu fazer esse ponto é porque alguns pensam (erroneamente) que, quando Adão pecou, ​​de alguma forma Satanás foi capaz de usurpar a autoridade com que Adão originalmente foi confiada. Alguns têm mesmo ido tão longe para dizer que Deus não tem autoridade sobre a terra, e, portanto, Ele não pode fazer nada aqui a não ser que "dar-lhe permissão", pedindo-Lhe. Supostamente, eles dizem, mãos de Deus estão completamente ligados, porque Adão deu a sua autoridade para Satanás.
A Bíblia nunca afirma, no entanto, que Deus deu a Adão toda a autoridade ou soberania sobre a terra.Portanto, se Satanás chegou a ganhar o que Adão tinha, então Satanás nunca teve toda a autoridade ou soberania também. Se Satanás tem autoridade de Adão (e repare que eu disse se), então, assim como Adão estava sob a autoridade de Deus, assim também, Satanás é sob a autoridade de Deus.

Uma velha questão respondida

Isso pode nos ajudar a responder a uma velha questão teológica: "Se Deus sabe do que precisamos mesmo antes de pedirmos a Ele, por que Ele exige que Lhe pedimos Por que Ele não apenas dar-nos o que precisamos"
Alguns soberanistas não-oferecer esta resposta: "Porque quando Adão caiu, deu a sua autoridade a Satanás, e Deus não tem autoridade para agir nesta terra a menos que alguém nesta terra pede a ele para fazê-lo." Essa resposta parece fazer de Deus depende de nós.
Aquele que é mais biblicamente equilibrada, no entanto, tem uma resposta diferente. Ele lembra, como aprendemos no capítulo anterior, que o Deus principal lição estava tentando ensinar os israelitas durante todas as suas provações no deserto foi o seguinte: "O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus "(Dt 8:3). Em outras palavras, Deus estava tentando ensinar seu povo a olhar para ele para tudo, que Ele era a sua fonte, que precisavam dele desesperadamente. Eu suspeito que Deus está tentando nos ensinar a lição mesmo.
Por que Deus exige de nós para pedir que Ele já sabe que precisa? Porque nós precisamos de aprender, como fez o povo de Israel, a olhar para Deus como nossa fonte de tudo. Auto-suficiência é orgulhoso, e Deus odeia o orgulho.
Você pode ver o perigo de uma teologia que promove a idéia de que "mãos de Deus estão ligados, e se não pedir, Ele não pode fazer nada"? Isso nos deixa com a impressão de que Deus é dependente de nós, ao invés da compreensão do que Deus está realmente tentando ensinar-nos de que somos dependentes dEle.Um ponto de vista nos deixa orgulhosos, o outro faz-nos humildes.

Deus auto-limitação

Se Deus é limitado de forma alguma, ele só pode ser porque Ele limitou-se. Por exemplo, Deus pode salvar uma pessoa, mesmo que essa pessoa não tem fé? Não, Deus não pode ou outra Ele violaria sua própria palavra. Deus é limitado na salvação das pessoas, porque Ele soberanamente determinou que a salvação é recebida somente pela fé. Por causa disso, podemos impedir Deus de nos salvar dos nossos pecados.Ele, por seus bons motivos, nos deu autoridade para rejeitar ou recebê-Lo.
Infelizmente, porém, alguns tomaram o conceito de Deus auto-limitação a um extremo, propagando a idéia de que pobre de Deus já não pode fazer nada a não ser que alguém usa a sua fé. Deus é supostamente impotente sem nós. Cada vez, porém, que Deus faz alguma coisa além de uma resposta à fé de alguém, que a teoria é desmascarado.
Eu não posso ajudar, mas acho que Deus é insultado pela própria idéia de que Suas mãos estão supostamente amarrado por causa da queda de Adão. É equivalente a dizer que antes Ele criou a humanidade, Deus era muito estúpido para ver o que ia acontecer, e assim Ele se meteu em uma grande confusão que o tornava impotente na terra. A Bíblia, no entanto, claramente ensina que Deus sabia que a humanidade iria cair, e que Ele, de fato, prevista para a redenção da humanidade, mesmo antes que Ele nos criou (cf. Mt 25:34;. Atos 2.2-23; 4:27 -28;. 1 Coríntios 2:7-8;. Ef 3:8-11; 2 Tm 1:8-10;. Ap. 13:8).
Aqui está uma boa questão para refletir: Se é verdade que Deus perdeu a Sua autoridade sobre Satanás, quando Adão caiu, como é que Ele deu toda autoridade sobre Satanás crentes em suas próprias vidas?
Alguns afirmam que Jesus só poderia dar às pessoas autoridade sobre Satanás após a sua ressurreição, quando Ele supostamente "tem de volta o que Adão perdeu." Jesus, porém, deu a Sua autoridade discípulos sobre Satanás e seus demônios antes de Sua ressurreição:
E Ele chamou os doze juntos, e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios .... E Ele lhes disse ... "Eis que eu vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder de o inimigo, e nada deve feri-lo "(Lc 9:1; 10:18-19, ênfase adicionada).
Obviamente, Jesus era soberano sobre Satanás antes e depois da queda de Adão, assim como antes e depois da Sua própria ressurreição. Deus compartilhou algumas de sua autoridade com a igreja, ea igreja deve ser exercer a sua autoridade dada por Deus sobre Satanás. Mesmo que a igreja não consegue exercer a sua autoridade, no entanto, Deus continuará a exercer a porção de Sua autoridade que Ele não deu para a igreja. Você pode contar com isso!

Soberania de Deus sobre Governo Humano

Vamos dar uma olhada em algumas escrituras que nos dará insights sobre a soberania de Deus sobre a terra. Satanás não está governando perto tanto quanto algumas pessoas pensam. Alguns têm erroneamente pensou, por exemplo, que o diabo tem controle sobre todo governo terrestre, e que Deus não tem qualquer influência. Isso, no entanto, não é simplesmente o caso.
Vamos considerar algumas escrituras que revelam a soberania de Deus sobre o governo humano. Os dois primeiros são do livro de Atos. O cenário para a passagem da Escritura primeira é logo após Pedro e João foram levados a julgamento e ameaçado pelo Sinédrio. Eles voltaram para os outros crentes, e junto com toda a igreja rezava a seguinte oração:
Para verdadeiramente nesta cidade se ajuntaram contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, para fazer o que tua mão eo teu propósito predestinado a ocorrer Atos 4: 27-28, grifo nosso).
Certamente os discípulos não acreditam que Deus inspirou Herodes, Pilatos e os judeus para tocar suas partes particulares nos eventos que levaram à crucificação de Jesus. Eles, no entanto, perceber que Deuspermitiu que cada um fazer o que ele fez para cumprir o Seu plano predeterminado para o sacrifício de Cristo. O próprio Jesus reconheceu isso mesmo, quando Ele foi interrogado por Pilatos. Quando Pilatos perguntou-Lhe: "Você não sabe que eu tenho autoridade para te soltar, e tenho autoridade para te crucificar?" Jesus respondeu: "Você não teria nenhuma autoridade sobre mim, se tivesse sido dado do alto" (João 19:10-11). Pilatos era governador apenas porque Deus soberanamente concedido a ele para ser governador.
O apóstolo Paulo, em seu sermão no Areópago em Atenas, endossou a soberania de Deus sobre os governos humanos, quando disse: "E Ele [Deus] fez de um, todas as nações da humanidade a viver em toda a face da terra, tendo determinado a sua tempos determinados, e os limites da sua habitação, que eles deveriam procurar Deus "(Atos 17:26-27, ênfase adicionada). Deus predeterminada as histórias das nações, pelo menos, em algum grau.
No Antigo Testamento, o profeta Daniel disse de Deus: "É Ele quem muda os tempos e das épocas, Ele remove os reis e estabelece reis" (Daniel 2:21).
Daniel informado mais tarde rei, Nabucodonosor orgulho de Babilônia, que ele iria perder a cabeça até que ele reconheceu "que o Altíssimo é soberano sobre o reino dos homens, eo dá a quem ele quer" (Daniel 4:25, ênfase adicionada) .
Claramente, a mão soberana de Deus desempenha um papel na ascensão e queda de governantes terrenos e reis. Aviso Daniel disse que Deus era "a régua sobre o reino da humanidade", não Satanás.

Mais provas

Em Atos 12:20-23, lemos sobre o rei Herodes, fazendo um discurso ao povo de Tiro e Sidon. Sua platéia entusiasmada gritou durante seu discurso: "A voz de um deus e não de um homem!" O que aconteceu depois? "E imediatamente um anjo do Senhor o feriu, porque não deu glória a Deus, e ele foi comido por vermes e morreu" (Atos 12:23). Assim, terminou com o reinado do rei Herodes, e eu não acho que ninguém diria que era o diabo quem o matou. A Bíblia claramente afirma que era um anjo do Senhor.
Sem desculpas, Paulo declarou em Romanos 13:1-2:
Que todo homem esteja sujeito às autoridades superiores. Pois não há autoridade exceto por Deus, e as que existem foram estabelecidas por Deus. Portanto, quem se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus (Romanos 13:1-2, ênfase adicionada).
De estudar outras escrituras sabemos que há um tempo válido para a desobediência civil, mas o meu ponto principal aqui é que nenhum governo na terra existe para além da permissão de Deus. Na verdade, Paulo vai mais longe e diz que cada governo está "estabelecida por Deus." Isso inclui até mesmo os governos que são menos então perfeitamente justo (que incluem todos eles eu acho). É bastante claro das escrituras numerosos que Deus às vezes usa líderes corruptos e do mal como um meio de Sua disciplina ou julgamento sobre merecedores pessoas. Se você já leu o Antigo Testamento, você sabe disso.
Não estou dizendo, é claro, que Deus motiva quaisquer governantes maus a serem maus. No entanto, Deus permite que pessoas más para governar, e Ele os usa, por vezes, para cumprir Seus propósitos divinos. Por exemplo, Deus usou Faraó mal, mal Herodes, Pilatos e do mal para cumprir seus planos divinos. Deus está usando os governantes do mal até hoje.
Alguns anos atrás, eu ministrava no seminário de pastores na Nicarágua. Naquela época, que os sul-nação americana estava passando por uma guerra civil como os contras apoiado pelos EUA estavam tentando derrubar o governo marxista sandinista. Lembro-me de perguntar a um pastor que viveu na Nicarágua toda a sua vida se ele preferia viver sob o governo anterior, ou sob o governo Sandanista. Ele expressou que, sob o governo anterior, a economia vinha fazendo bem e os tempos eram muito melhor. Quando eu questionei ele sobre a situação presente, eu aprendi que a inflação estava correndo em um por cento 22.000 incrível, e centenas de milhares de nicaragüenses fugiram sua terra natal para procurar uma vida melhor em outro lugar.
Em seguida, o pastor da Nicarágua fez uma declaração incrível. Ele me disse que ele preferia viver sob o governo sandinista, porque, em suas palavras, "Antes que os sandinistas, ninguém estava vindo para o Senhor. Desde os sandinistas chegaram ao poder, tudo piorou, mas agora muitas pessoas abriram sua coração ao Senhor e as igrejas estão crescendo! "
Não é interessante? Deus pode usar até mesmo líderes ímpios para trazer as pessoas ao arrependimento.Isso não é essencialmente a história da história da nação de Israel? Uma leitura superficial do livro de Juízes deixa isso claro. Numerosos avivamentos espirituais foram geradas por involuntários, os líderes do mal.
Mas Deus não é um Deus de amor? Sim, certamente é, e Ele pode, portanto, permitir que misericordiosamente problemas temporais para motivar as pessoas a acordar, se arrepender e ser salvo de problemas eternos.
Claro, Deus é também um Deus de julgamento e ira, como foi demonstrado quando Herodes foi comido por vermes e quando o exército de Faraó se afogaram no Mar Vermelho. A Bíblia diz que Deus é amor, mas também diz que Ele é fogo consumidor (veja 1 João 4:8;. Hb 12:29). Paulo escreveu, "pois, a bondade easeveridade de Deus" (Rm 11:22, ênfase adicionada). Quando a misericórdia de Deus é repetidamente rejeitado, o julgamento finalmente cai. Através dos tempos, Deus enviou o juízo sobre numerosas nações que rejeitaram a Sua misericórdia, incluindo Israel, por meio de reis malignos e líderes.
Vamos ler o que o próprio Deus disse através de Jeremias acerca de como Ele, pessoalmente, lida com as nações:
Em um momento eu poderia falar de uma nação ou de um reino para arrancar, para puxar para baixo, ou para destruí-la. Se a tal nação que falei voltas de sua maldade, também eu me arrependerei do mal que eu planejava trazer sobre ela. Ou em outro momento eu poderia falar de uma nação ou de um reino para construir ou plantar, se ele faz mal aos meus olhos por não obedecer a minha voz, então eu vou pensar melhor o bom com o que eu tinha prometido para abençoar ele (Jr 18:7-10).
Você pode ver que quando alguém argumenta contra a soberania de Deus sobre as nações, Ele está argumentando contra o próprio Deus, porque Deus acredita que Ele é soberano sobre as nações.
Porque Deus é soberano sobre os governos humanos, isso significa que devemos simplesmente sentar e assumir que tudo que acontece no nosso governo é a vontade de ordenado de Deus? Não, em ambos os Testamentos Velho e Novo, o povo de Deus são exortados a orar pelos líderes de sua nação (cf. Jer 29:7;. 1. Tim 2:1-4). Mais uma vez, isso nos ensina a olhar a Deus por tudo, mesmo para um bom governo. Deus pode fazer coisas em nosso governo porque nós pedimos a Ele.
Além disso, podemos pedir por misericórdia de Deus sobre nossa nação ímpia, pedindo a Deus para dar a todos mais tempo para se arrepender. Nossas orações podem impedir o seu julgamento.
Devo também acrescentar que, se vivemos em países onde podemos votar e ser envolvido no processo político, isso significa que Deus deu a cada um de nós, como cidadãos, uma certa quantidade de autoridade política. Devemos exercer a nossa autoridade dada por Deus como mordomos bom que um dia vai dar conta. Mais uma vez, toda autoridade vem de Deus. Se você tem o direito de voto, que é de Deus.

Soberania de Deus e Desastres Naturais

Agora vamos considerar as catástrofes naturais. Eles são a obra de Deus ou o diabo?
Muitos anos atrás, antes do colapso do comunismo na Europa Oriental, viajei para a Romênia para uma viagem de ministério de dez dias. Ao estudar sobre aquele país, em preparação para minha viagem, me deparei com uma declaração relativa à Roménia no guia de oração popular, Operação Mundo, por Patrick Johnstone. Ele declarou: "A taxa de conversões aumentou notavelmente desde o grande terremoto em 1977."
Então foi Deus ou o diabo que causou um terremoto?
Se fosse um trabalho exclusivo de Satanás (que deve, então, ter autoridade para causar terremotos), por que então ele não causar terremotos em todo o mundo, em cada cidade? Por que ele não matar a todos nós por terremotos? E por que ele não alvejar cidades cheias de pessoas que estão servindo ao Senhor em vez de cidades cheias de pessoas que são ateus? (Se você responder a essa última pergunta com: "Porque Deus não permitirá que Satanás para enviar terremotos para as cidades onde muitas pessoas estão servindo ao Senhor", então você acabou de admitir a acreditar no poder de restrição de Deus sobre Satanás.)
O que diz a Bíblia? Escritura registra vários incidentes quando Deus fez terremotos porque Ele estava julgando as pessoas más. Isaías advertiu os inimigos de Jerusalém: "Do Senhor dos Exércitos será punido com trovões e terremoto e barulho alto" (Isaías 29:6, ênfase adicionada). Durante a rebelião de Coré registrado em Números 16, a terra se abriu e engoliu um grupo inteiro de pessoas pecadoras. No livro do Apocalipse, pelo menos cinco terremotos diferentes são atribuídos ao julgamento de Deus. Na verdade, o último será o maior terremoto do mundo já viu (veja Ap 16:18-20).
Mais uma vez, Deus é um Deus de julgamento, bem como um Deus de amor. Na verdade, porque Ele é amor, Ele também deve ser um Deus de julgamento, simplesmente porque o amor é justo e equitativo.Deus deve reagir quando pecado, os atos egoístas são cometidos, ou então Ele não é amar a todos.
É seguro assumir que o Deus que lança as pessoas más no inferno nunca julgar as pessoas maldosas na Terra por meio de um terremoto ou algum outro desastre natural? Obviamente que não, especialmente quando a Bíblia está cheia de passagens que claramente estado às vezes Deus envia sentença através guerra, fome, pestilência e (por exemplo, Jer 14:1-12;. 27:8).
Satanás causar todos os terremotos? A terra tremeu quando Deus desceu no Monte. Sinai (ver Ps. 68:7-8).Certamente que não foi obra do diabo. Houve um terremoto quando Jesus gritou da cruz: "Está consumado!" (Mateus 27:51). Era que a obra de Satanás? Um terremoto também ocorreu quando Jesus foi ressuscitado (ver Matt. 28:2). Satanás causar esse?
E sobre o terremoto na prisão de Filipos, onde Paulo e Silas foram presos? Ninguém foi morto, todo mundo foi lançado, e alguns foram salvos como resultado. Que foi o diabo está fazendo? (Veja Atos 16:22-34 E,. Também ver 1 Sam 14:15, Is 5:25, Jeremias 10:10 e Atos 4:31, para alguns outros exemplos de terremotos que Deus fez...)

O que Jesus tinha a dizer sobre o assunto

Ao longo destas linhas, Jesus mencionou duas tragédias contemporâneas em um de seus sermões:
Agora na mesma ocasião, havia alguns presentes que relatou a ele sobre os galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E Ele respondeu, e disse-lhes: «Julgais que esses galileus eram mais pecadores do que os outros galileus, porque sofreram este destino? Eu vos digo, não, mas não se arrependerem, todos igualmente perecereis. Ou você acha que que aqueles dezoito sobre os quais a torre de Siloé caiu e os matou, eram mais culpados do que todos os homens que vivem em Jerusalém vos digo, não, mas, se não se arrependerem, todos igualmente perecereis "(Lucas 13:1? - 5).
Observe que Jesus não, depois de citar essas duas tragédias, dizer: "Agora as coisas eram obra do diabo, porque Deus é um Deus de amor." Pelo contrário, Jesus usou essas duas tragédias para lembrar aqueles que sobreviveram que eles não eram melhores do que os que pereceram, e não se arrependessem, eles sofrem um destino semelhante. Atualmente, eles estavam sendo avisados ​​do julgamento de Deus. Por enquanto, eles estavam recebendo a misericórdia de Deus.
Cerca de quarenta anos depois, no entanto, o julgamento caiu sobre os judeus e Jerusalém na forma de um holocausto pelos exércitos romanos em 70 dC Esse evento foi claramente um resultado do julgamento soberano de Deus sobre eles de acordo com Lucas 19:41-44, 21: 20-24.
Claro que eu não estou dizendo que Deus inspirou a Pilatos para assassinar esses galileus ou que a queda da torre de Siloé foi um ato de Deus. Pilatos agiu por sua própria vontade, e talvez o erro humano foi a culpa para o colapso da torre. Mas Deus obviamente permitiu ambas as tragédias. Além disso, ninguém pode argumentar que aqueles que morreram não foram dignos de morte, ou então ele deve argumentar contra Jesus.
Além disso, eu não estou dizendo que toda tragédia é permitido por Deus porque Ele é julgar as pessoas más. Eu estou dizendo, no entanto, que estão desequilibradas, quando acreditamos que nenhuma tragédia nunca ocorre por causa do julgamento de Deus.
Quantos pregadores modernos, se tivessem vivido no tempo de Jesus, teria comentado de maneira diferente do que Jesus fez relativamente a essas duas acima mencionadas tragédias? Quantos teria pregado, "Essa foi a obra do diabo, porque Deus é amor"? Muitos poderiam ter, porque eu ouvi dizer palavras semelhantes como eles explicam tragédias modernas para seus seguidores.
Eu li recentemente sobre um pastor que ministrou a alguns (e cito) "irritado e confuso" vítimas do furacão que "culpou a Deus pela devastação." Este pregador disse à sua audiência particular, confuso e irritado que era Satanás e não Deus, que causou o furacão. Como resultado, alguns ", expressou o desejo de aprender mais sobre a verdadeira natureza de Deus."
É muito ruim Jesus não sabia sobre a "verdadeira natureza de Deus" quando Ele advertiu Sua audiência confusa de sua necessidade de arrepender-se ou perecer! Teve aquele pregador moderno estudou a Bíblia, ele teria dito a seu público algo "confuso e irritado" mais como: "Vocês, hipócritas as pessoas pensam que você merece um tratamento melhor, mas Deus declara que são pecadores. Você realmente merecem muito pior . Esse mesmo Deus, a quem Jesus disse que é "Senhor do céu e da terra," está avisando que ele é um Deus santo e irado. No entanto, em Sua grande misericórdia, Ele enviou Jesus para morrer por você para que você possa escapar de Sua ira eterna . Ele está chamando você para se arrepender e receber o perdão dos seus pecados através da morte sacrificial do Filho de Deus. Se você não fizer isso, você terá uma experiência do dia não apenas uma amostragem, mas uma dose completa de ira eterna de Deus no inferno . se arrepender da sua maldade Então, crer nEle, e Ele vos perdoará de todos os seus pecados e recebê-lo como Seus próprios filhos. "
Se formos honestos com o que as Escrituras dizem, qualquer pessoa que não é obedecer a Deus é digno de julgamento imediato de Deus. Nos dois exemplos trágicos que Jesus mencionados, é claro que aqueles que morreram tiveram o que mereciam, e aqueles que sobreviveram não conseguir o que eles mereciam, eles estavam sendo misericordiosamente dado mais tempo para se arrepender. Nenhuma pessoa não salva não tem qualquer promessa de ser misericórdia mais do que ele já foi concedida, eo fato de que ele tem vivido desde que ele tem é um testemunho incrível misericórdia de Deus.

Man-made Sofrimento

Obviamente, grande parte do sofrimento no mundo de hoje é feita pelo homem. Por exemplo, grande parte da pobreza da Índia pode ser responsabilizado sobre o Hinduísmo. Como os hindus acreditam na reencarnação, é considerado imoral matar animais e, conseqüentemente, os ratos comem toneladas de grãos por ano que poderiam alimentar uma multidão de pessoas famintas. Se a Índia iria abraçar a verdade, menos do seu povo seria desnutridas, porque eles poderiam comer as vacas, galinhas e cabras que Deus planejou para eles comerem. Além disso, os roedores poderia ser exterminados, tornando mais grãos disponível para a população.
Muitos fome no mundo hoje são o resultado de políticas governamentais, distúrbios civis, políticas comerciais desiguais, falta de conhecimento e ganância. Desobediência às leis de Deus sempre traz sofrimento. Talvez essas situações às vezes poderia ser melhor conhecido como passivo julgamento de Deus, em vez de Seu julgamento ativo.

Quando a tragédia acontece aos cristãos

E sobre os cristãos que sofrem tragédias? A resposta para essa pergunta não é tão simples. Devemos, primeiramente, determinar que tipos de tragédias que estamos falando e que tipo de cristão vive uma tragédia. Se estamos falando de um cristão que está em desobediência, então estamos falando de um cristão que, a menos que ele se arrepende durante o tempo que ele está sendo mostrado misericórdia, está em perigo de experimentar a disciplina de Deus. Paulo referiu-se aos cristãos em sua primeira carta aos Coríntios, afirmando que alguns deles estavam doentes e algumas. Tinha mesmo morrido por causa de disciplina de Deus ou julgamento Se você é um crente desobediente, encorajo-vos a arrepender-se.
Se estamos a falar de tragédia atingir um crente obediente, então precisamos para classificar certos tipos de tragédias. Muitos crentes obedientes sofreram perseguição por sua fé, a ponto de tortura e martírio.Essa é certamente uma tragédia do ponto de vista humano, mas não é aquele do qual nos foi prometido livramento. A Bíblia, de fato, nos promete que serão perseguidos (veja 2 Timóteo 3:12.). Igreja estados tradição que cada um dos apóstolos morreram por sua fé. Embora o apóstolo João pode ser uma exceção, ele ainda estava exilado e severamente perseguidos.
Milhões de cristãos foram martirizados, e muitos mais têm sofrido uma perseguição implacável. Há momentos em que Deus milagrosamente entregues Seu povo, mas os tempos ele não tem. Isso é determinado pela vontade soberana de Deus. (Nós vamos continuar a analisar o tema das perseguições aos cristãos em um capítulo posterior.)
Outro tipo de tragédia que crentes obedientes têm sofrido é a doença crônica e doença. Ao contrário de perseguição, no entanto, temos muitas promessas bíblicas que podemos confiar para a libertação da doença. Parece claro nas Escrituras que a doença está em uma classe especial por si só quando se trata de sofrimento. Por exemplo, James escreveu:
Está alguém entre vós sofrendo? Vamos orar .... Está alguém entre vós doente Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor;? Ea oração da fé salvará o quem está doente (Tiago 5:13-14, ênfase adicionada).
É lamentável que alguns professores têm tomado escrituras que se aplicam somente aos cristãos que sofrem perseguição e erroneamente tentou aplicá-los para os cristãos que sofrem de doença. Jesus nem sempre entregar o perseguido. Nunca, porém, afastou-se quem veio a Ele para a cura. Talvez você se surpreenda ao saber que um décimo de tudo o que foi escrito sobre Jesus nos quatro Evangelhos, diz respeito a seu ministério de cura. Se você é cronicamente doente, há esperança para a cura. Convido você a mergulhar nas Escrituras, e em particular, naquelas passagens que constroem a sua fé para a cura. (E mesmo se você não estiver curado nesta vida, Deus o louvor que você vai receber um novo corpo um dia!)
E sobre calamidades, guerras e desastres naturais, tanto quanto o crente obediente está em causa?Certas escrituras nos encorajam a acreditar que nenhuma calamidade, guerra ou desastre natural que é permitido por causa do julgamento de Deus cairá sobre um crente obediente. Por exemplo, quando Jerusalém foi destruída e centenas de milhares morreram durante o holocausto romana de 70 dC, não havia um crente obediente na cidade, pois Jesus teve pré-advertiu-os para que eles pudessem escapar (ver Lucas 21:20-24). Além disso, Noé e sua família foram salvos durante a grande inundação, e todos os filhos de Israel estavam protegidos na terra de Gósen, quando Deus enviou as pragas sobre o Egito.
A Bíblia fornece outros exemplos encorajadores de pré-aviso de Deus crentes de calamidades próximos a fim de que possam evitá-los. Por exemplo, em Atos, capítulo 11, temos registro de uma profecia dada por aviso Ágabo de uma fome breve retorno, que ocorreu durante o reinado de Claudius. Consequentemente, os irmãos de Antioquia (onde Ágabo entregue sua profecia) enviou uma contribuição "para o alívio dos irmãos que vivem na Judéia" (Atos 11:29).
Quando Paulo estava em um navio que estava transportando-o para Roma, Deus tentou avisar o capitão do navio através de Paulo que eles perderiam o seu navio e vive em uma grande tempestade, mas os marinheiros não ouvir. Como resultado, eles sofreram as conseqüências, embora Deus tenha misericórdia proteger as vidas de todos a bordo (ver Atos 27:9-26).
Deixe-me dar um exemplo de proteção de Deus em minha própria vida. Quando eu era um jovem cristão há muitos anos atrás, eu tinha o hábito de pegar carona quase todos ao longo da estrada para que eu pudesse praticar compartilhar o evangelho com um público cativo. Um dia, porém, quando eu estava dirigindo em uma rodovia interestadual por meio de uma determinada cidade, ouvi o que parecia ser uma voz audível me dizem: ". Homem com uma barba-não pegá-lo" Dentro de um meio minuto, eu dirigia em uma curva, e não debaixo de um viaduto era um homem com o polegar, e ele tinha uma barba. Eu sempre me perguntei o que teria acontecido se eu tivesse o pegou. Jesus prometeu que o Espírito Santo iria "mostrar-nos coisas vindouras" (João 16:13).
O Shakarian Demos tarde, fundador da Full Gospel Empresários International, diz em sua biografia de como Deus advertiu seu avô armênio e cristãos de um futuro holocausto na Armênia, por meio de um analfabeto "menino-profeta." Muitos dos crentes cristãos fugiram do país, e em 1914, um ano e meio milhão de armênios morreram nas mãos dos turcos. [1] Nenhum cristão obediente sofreu nessa tragédia.
Estou tão feliz que Deus cuida de Seus filhos. Ainda assim, eu sei que eu não tenho todas as respostas. Eu só posso oferecer como muitos como eu encontrei nas Escrituras. Então nós vamos ter que confiar em Deus, independentemente do que aconteça em nosso caminho. Aprendi que quando nos deparamos com o que nós não entendemos, devemos cair para trás sobre o que entendo. Nada do que pode acontecer com você pode mudar o fato de que Jesus morreu por você. Nada pode separar você do seu amor (Rm 8:38-39).