O Deus que assiste


O Deus que assiste 


Sua Bíblia está cheia de exemplos de pessoas a quem Deus testados. Numerosos escrituras declaram explicitamente que Deus "testado" certos indivíduos, e há uma abundância de histórias que ilustram o mesmo princípio. Toda vez que Deus instruiu alguém a fazer algo que a fé necessária ou obediência, pode ser considerado um teste dele. Por exemplo, quando instruiu a nova geração de israelitas que silenciosamente círculo Jericó durante seis dias, sua fé e obediência foram testados. Louve a Deus que naquela ocasião, fizeram o exame. (Seus pais, sem dúvida, teria falhado lo.)
Nós já leu sobre o teste de Deus de Adão, Abraão e à nação de Israel. Neste capítulo, vamos dar uma olhada em mais alguns exemplos de pessoas que a Escritura explicitamente diz Deus testado. Nosso objetivo, é claro, é para ajudar você a entender melhor os testes de Deus em sua própria vida. Vamos começar com Ezequias.

Grande teste de Ezequias

Ezequias, um rei piedoso de Judá, reinou 29 anos em Jerusalém. Dele Escritura registra este tributo: "Confiou no Senhor, o Deus de Israel, de modo que depois dele não houve ninguém como ele entre os reis de Judá, nem entre aqueles que foram antes dele" (2 Reis 18:5).
Durante seu longo reinado, Ezequias enfrentou sua cota de desafios, mas ele também testemunhou o poder de Deus como ele confiava nele para a libertação. Por exemplo, foi durante o reinado de Ezequias que a Assíria invadiu Judá, e 185.000 soldados assírios cercado Jerusalém. Ezequias olhou para o Senhor, e um anjo do Senhor destruiu o exército assírio durante a noite. Mais tarde, Ezequias foi divinamente curados de uma doença terminal, e ele viveu 15 anos mais do que ele teria de outra maneira. Depois de sua cura dramática, no entanto, Ezequias temporariamente caiu espiritualmente:
Ezequias, porém, não deu retorno para o benefício que recebeu, porque seu coração estava orgulhoso, por isso veio grande ira sobre ele e sobre Judá e Jerusalém. No entanto, Ezequias humilhou pela soberba do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém, para que a ira do Senhor não veio sobre eles nos dias de Ezequias (2 Cr. 32:25-26).
Mantenha este incidente de orgulho temporária de Ezequias em mente que continuamos a seguir a sua história.
Quando o filho do rei de Babilônia ouviu falar de cura surpreendente de Ezequias, ele enviou alguns emissários a Jerusalém para trazer um presente de Ezequias. Enquanto os enviados estavam lá, vão Ezequias lhes mostrou todos os seus tesouros: "Não havia nada em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias não lhes mostrasse" (2 Reis 20:13 b). Pouco depois, o profeta Isaías predisse que Ezequias o dia viria quando todos os seus tesouros seriam levados para a Babilônia.
O autor de 2 Crônicas acrescenta esta nota interessante:
E mesmo na questão dos enviados dos governantes da Babilônia, que lhe foram enviados a perguntarem acerca do prodígio que tinha acontecido na terra, Deus deixou-o sozinho apenas para testá-lo, para que pudesse saber tudo o que estava em seu coração ( 2 Crônicas. 32:31, ênfase adicionada).
Obviamente, Ezequias era suscetível ao pecado do orgulho, por isso o Senhor o viu como ele passava o tempo com os enviados da Babilônia ", deixando-o sozinho" para que ele pudesse saber o que estava no coração de Ezequias. Este é um ponto importante. Deus olha o coração, observando ações. Nossas ações revelam o que está em nossos corações.
Novamente, vemos que propósito primário de Deus quando Ele testa as pessoas é saber o que está em seus corações. Em caso de Ezequias, Deus queria saber se ele ainda estava orgulhoso, por isso Ele simplesmente observá-lo. E, como os babilônios estavam aprendendo sobre as riquezas de Ezequias, Deus estava aprendendo sobre os motivos ocultos de Ezequias coração. Eu me pergunto o que Deus está aprendendo sobre nós quando Ele nos deixa sozinho? O desejo de Deus para saber o que está em nossos corações Ele explica por que às vezes não nos avisar da iminência problemas dolorosos e auto-infligido!Confesso que Deus "deixou-me sozinho" mais do que algumas vezes.

Futuras gerações de israelitas Testado

Durante os tempos dos juízes, descobrimos outro exemplo bíblico de Deus testando seu povo. Logo após Gideão morreu, Israel voltou à idolatria. Deus disse:
"Porque esta nação transgrediram a minha aliança, que tinha ordenado a seus pais, e não ouviu a minha voz, eu também já não lançarei fora de diante deles nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu, a fim de testar Israel por eles, se eles vão manter o caminho do Senhor para andar nele como fizeram seus pais, ou não ".... Agora, estas são as nações que o Senhor deixou, para testar a Israel por eles .... E eles foram para testes de Israel, para saber se eles iriam obedecer aos mandamentos do Senhor (Jz 2:20-22; 3:1,4, grifo nosso).
O Senhor permitiu que várias nações pagãs para permanecer no território da Terra Prometida, a fim de testar o povo de Israel. Ele ordenou-lhes para não casar com aquelas nações ou servir os seus ídolos.Então Deus os testou, permitindo que eles sejam tentados. Mas não fique chateado com Deus! A não ser que havia alguns estrangeiros que vivem nas proximidades, como ele poderia saber se o seu povo iria obedecê-lo para não servir a deuses estranhos e casar com nações estrangeiras?
Será que os israelitas passar este teste? Você provavelmente pode prever a resposta:
E os filhos de Israel no meio dos cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus, e tomaram suas filhas para si por mulheres, e deram as suas próprias filhas a seus filhos, e serviram aos seus deuses ( Juízes. 3:5-6).
Porque falhou miseravelmente o seu teste, Deus disciplinou os israelitas por vendê-los "nas mãos de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia" (Jz 3:8). Desobediência geralmente não atrair a bênção de Deus.
Vamos explorar este tema com mais detalhes em capítulos posteriores, mas eu quero que você veja que Deus pode nos testar, permitindo que sejamos tentados (que nos dá o que pensar quando nos lembramos que Jesus ensinou seus discípulos a orar, "Chumbo Não nos deixeis cair em tentação ").

Mais testes

Se você começou esse pensamento livro que Deus não testar alguém, eu espero que você esteja convencida do contrário por agora. Se não, deixe-me acrescentar alguns exemplos bíblicos mais que certamente irá convencê-lo.
Durante o tempo do profeta Isaías, Deus disse que Ele tinha testado Israel e encontrou o seu desejo: "Eis que te purifiquei, mas não como a prata, eu testei-lo na fornalha da aflição" (Is. 48:10, ênfase adicionada).Tempos de aflição são sempre momentos de testes. Anos mais tarde, o Senhor disse através do profeta Jeremias:
"Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo a mente, até mesmo para dar a cada um segundo as suas formas, segundo o fruto das suas obras" (Jeremias 17:10, ênfase adicionada).
Uma vez que Deus vê as nossas ações (ou reações) Ele, então, recompensas, disciplinas, ou pune de acordo. Aviso Deus indicou através de Jeremias que Ele faz isso com todos. Deus é um Deus de testes.
Prevendo um remanescente que poderia um dia servir a Ele, o Senhor disse através do profeta Zacarias:
E eu vou trazer a terceira parte pelo fogo, refiná-los como se purifica a prata, e testá-los como se prova o ouro. Eles vão chamar o meu nome, e eu os ouvirei, eu vou dizer: "Eles são o meu povo", e eles vão dizer: "O Senhor é meu Deus" (Zacarias 13:9, grifo do autor).
Aqui, novamente, é o tema de testar através da aflição. Como o ouro ea prata são refinado no fogo, para aflição revela as impurezas em nós. Certa vez ouvi alguém dizer que o ourives sabe que a sua prata foi suficientemente refinadas quando ele pode ver seu reflexo nele. O que uma analogia bem do nosso refino!
David afirmou que Deus testa todos no Salmo 11:
O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está no céu, Seus olhos contemplam, as suas pálpebras testar os filhos dos homens O Senhor prova o justo eo ímpio (Salmo 11:04-5a, ênfase adicionada)..
Quem é honesto com a Bíblia terá que concordar que Deus todos os testes. E ainda temos muito mais para ler na Bíblia sobre o teste de Deus José, David, Filipe e Paulo. (No apêndice, listei todas as escrituras que menciona o teste de Deus para as pessoas.)
Agora, vamos considerar alguns exemplos bíblicos de pessoas a quem Deus obviamente testados, embora a Bíblia não diz explicitamente isso usando a palavra teste real.

Teste de Salomão

Motivos de Salomão foram testados quando o Senhor lhe apareceu em sonho e disse: "Peça o que você deseja me dar-lhe" (1 Kin. 3:5). Salomão pediu sabedoria para governar Israel com sabedoria, e Deus estava contente com o seu pedido:
Porque você pediu uma coisa e não pediste para ti vida longa, nem pedi riquezas para si mesmo, nem você perguntou para a vida de seus inimigos, mas pediste para ti discernimento para compreender a justiça, eis que eu fiz de acordo com sua palavras. Eis que eu te dei um coração sábio e perspicaz, de modo que não houve ninguém como você antes de você, nem ninguém como você surgir após você. E eu também deram o que você não pediu, riquezas e honra, de modo que não haverá entre os reis gosto de você todos os dias "(1 Rs. 3:11-13).
Aspiração de Salomão não foi o acúmulo de dinheiro, vivendo uma vida longa, ou receber a honra devida a um rei, nem estava preocupado com a vingança. Ele queria servir. Jesus disse que, se queremos ser grandes, devemos nos tornar servos de todos (ver Matt. 20:26). Porque Salomão tinha um coração de servo, Deus o fez grande. Apenas um servo pode ser confiável para ser um líder religioso.
A contrapartida do Novo Testamento a história de Salomão é encontrado no Evangelho de Mateus. Há Jesus disse: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus ea sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33). O que você está vivendo? O acúmulo de mais dinheiro? Prestige?Popularidade? Poder? Ou você está vivendo para promover o reino de Deus sobre esta terra e para agradá-Lo? Você pode nunca ter procurado o seu coração para responder a essas perguntas com sinceridade, mas você pode ter certeza que Deus já sabe a resposta, porque você tem sido testado.

Alguns outros ...

Se quiséssemos, poderíamos olhar para os testes de muitos outros personagens bíblicos --- pessoas como Débora, Gideão, Sansão, Elias, Eliseu, Josafá, Esdras, Neemias, Isaías, Jeremias, e assim por diante. Nós encontramos alguns que passaram os seus testes e outros que falharam. Mesmo o próprio Jesus foi testado:
Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mateus 4:1, ênfase adicionada).
O Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto, especificamente para que pudesse ser tentado pelo diabo.Como já aprendemos, Deus testou Israel da mesma maneira quando Ele lhes permitiu ser tentado (em Juízes 2 e 3). Mais uma vez Deus usou as tentações de Satanás como um teste. Jesus foi "tentado em todas as coisas como nós somos, mas sem pecado" (Hb 4:15).
Jesus só poderia ser plenamente qualificado para ser nosso Salvador, se Ele era sem pecado. Como ele poderia ser declarado inocente se não tivesse sido tentado em todos os sentidos? Louvado seja Deus que Jesus passou todos os testes-a única pessoa a fazê-lo.

Sem um teste de fé não é fé em tudo

Na verdade, não existe tal coisa como a fé sem um teste. "Fé é a convicção das coisas que não se vêem" (Hb 11:1). Fé significa confiar nas promessas de Deus, apesar do que vemos ou o que sentimos ou o que nossas circunstâncias parece. Fé significa desconsiderar o testemunho de nossos sentidos e nos agarrarmos às promessas de Deus. Se você estiver indo para exercer sua fé, ele será testado.
Jesus nos instruiu a "acreditar que recebemos quando oramos", e se quisermos, Ele prometeu que teremos nosso pedido (ver Marcos 11:24). Mas as respostas às orações não são sempre instantâneas, são eles? Muitas vezes temos que ficar na fé, para um período de tempo, acreditando que Deus respondeu nossa oração antes de realmente ver a resposta. Há sempre um momento em que nossa fé é testada.
"Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6). Sem testes, no entanto, é impossível exercer fé porque a fé não é necessário para que o que pode ser visto.
O que leva a mais alta prioridade em sua vida? É o que você vê com os olhos e ouvir com seus ouvidos, ou Palavra eterna de Deus? A Palavra de Deus deve ser a nossa melhor fonte de verdade. Devemos julgar tudo o que vem em nossas mentes com a pergunta: "Será que concordam com o que Deus disse?" Se isso não acontecer, então é uma imaginação que precisamos "derrubado" (ver 2 Coríntios. 10:5, KJV).
A Bíblia promete: "Bem-aventurado o homem que confia no Senhor" (Jer. 17:7). Se você não acredita que, não espere para ser abençoado!