Capítulo 7 Quem Esta no Controle Aqui / Duas Visões sobre a Soberania de Deus

Capítulo Sete
Duas visões sobre a Soberania de Deus 


Quem está dirigindo o mundo, em última análise? Será que Deus é verdadeiramente soberano? Que autoridade tem o diabo possuir? Qual o papel do acaso e jogar escolha humana nos eventos e resultados de nossas vidas?
Essas são todas questões importantes, e se quisermos entender muito sobre os testes de Deus, vamos precisar as respostas. Isso vai exigir que façamos mais do que simplesmente deslizar sobre a superfície das Escrituras. Nós vamos ter que mergulhar no profundo.
Então, tome uma respiração profunda. Vamos ficar com um pouco como nós exploramos alguns revelação bonita sobre a soberania de Deus da Escritura.

Mergulho Em

A Bíblia certamente afirma que Deus é soberano: "O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e as regras de sua soberania sobre tudo" (Salmo 103:19, ênfase adicionada). Paulo refere-se a Deus como "o bem-aventurado e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores" (1 Tm. 6:15).
Embora Deus seja soberano, que possui toda a autoridade, que seria errado concluir que Ele nunca deu autoridade limitada para outras pessoas no universo, ou que Ele não concedeu Suas criaturas o privilégio de tomar suas próprias decisões. A Escritura nos diz que Ele tem feito tanto. Alguns a quem Ele concedeu autoridade ter abusado de sua autoridade. Muitos a quem tem permissão para fazer suas próprias escolhas fizeram escolhas erradas. Consequentemente, não tudo o que acontece na terra é a perfeita vontade de Deus. No entanto, tudo o que acontece tem de ser dentro da Sua vontade permissiva, ou então Ele não é supremamente soberano.
Se Deus é soberano, que possui toda a autoridade suprema, então qualquer pessoa que possui autoridade em qualquer lugar do universo, incluindo os seres humanos ou de Satanás, só tem, porque ela foi concedida a ele por Deus. Não há outro caminho para alguém ganhar qualquer autoridade. Se houvesse, seríamos forçados a concluir que Deus não é todo-poderoso e onisciente, como a Bíblia nos diz que Ele é.
Se a autoridade de Deus foi levado à força por uma de Suas criaturas, então aquela criatura era mais poderoso que Deus, e Deus não é todo-poderoso. Da mesma forma, se a autoridade foi enganado por Deus a uma de Suas criaturas, então aquela criatura era mais esperto do que a Deus, e Deus não é onisciente porque Ele estava enganado.
Assim, qualquer pessoa que tenha qualquer autoridade está sob a autoridade de Deus e está operando com sua permissão se ele perceba ou não. Por exemplo, Pilatos perguntou a Jesus: "Você não fala comigo? Não Você sabe que eu tenho autoridade para te soltar, e tenho autoridade para te crucificar?"Jesus respondeu: "Você não teria nenhuma autoridade sobre mim, se tivesse sido dado do alto" (João 19:10-11). Da mesma forma, Paulo escreveu que "não há autoridade exceto por Deus, e as que existem foram estabelecidas por Deus" (Rm 13:1).

Hiper-soberanistas e não-soberanistas

Como mencionei em um capítulo anterior, dois pontos de vista extremos parecem surgir sempre que o assunto da soberania de Deus é discutido. Refiro-me aos adeptos dessas duas visões extremas como as "hiper-soberanistas" e os "não-soberanistas".
A hiper-soberanista concluiu que Deus faz tudo o que acontece, ignorando completamente a Satanás e as vontades dos seres humanos. A hiper-soberanista faz afirmações como: "Você nunca pode estar certo de que Deus vai fazer, porque Ele é soberano, e Ele pode fazer algo que Ele deseja." Embora Deus pode certamente fazer algo que Ele deseja, Ele não vai fazer o que violaria sua própria personalidade ou Word. A hiper-soberanista, no entanto, deixa a impressão de que Deus pode realmente transgredir a Sua própria Palavra ou deixar de cumprir Suas promessas. Que, é claro, é inteiramente incorrecta. Deus nunca vai quebrar a Sua Palavra. Ele sempre cumpre Suas promessas. Se Deus te diz o que vai fazer, você pode ter certeza que ele vai fazê-lo.
No outro extremo, a não-soberanista pensa que Deus tem muito pouco controle ou não sobre o que está ocorrendo nesta terra. As coisas correram tão mal no Jardim do Éden que, desde então, Deus tem sido no céu vendo o mundo de longe, esperando pacientemente para o Milênio, quando ele vai finalmente ser capaz de controlar a terra novamente, uma vez que Satanás está preso. Alguns soberanistas não-são mesmo convencido de que se Deus faz alguma coisa sobre a terra nesta idade, é só quando ele é dado o direito de alguém na terra que reza. Este ponto de vista, também, é totalmente incorreto, segundo a Bíblia.
Ao estudarmos as Escrituras, vamos ver como ambos os hiper-soberanistas e não-soberanistas precisa aprender alguma coisa um do outro.

De volta ao barco em Galiléia

Vamos considerar novamente a história de quando Jesus e Seus discípulos, enfrentaram uma tempestade feroz como eles estavam cruzando o Mar da Galiléia. Vamos ver a cena, tanto de pontos de vista-o hiper e não-soberanista.
Se tivesse havido um hiper-soberanista no barco naquele dia, ele teria declarado: "Nós sabemos que Deus está no controle, e assim nós confio que Ele tem um propósito para o envio desta terrível tempestade. Não vamos interrogá-lo. Parece estranho para nós que Deus gostaria que todos nós afogar hoje, mas sabemos que "os caminhos de Deus são mais altos que os nossos caminhos." Vamos, então, aceitar humildemente a Sua vontade para nós. "
O não-soberanista no barco retrucaria: "Me desculpe, mas você está muito enganado. Deus é bom, e Ele nunca mandaria uma tempestade causar-nos a todos a se afogar no lago. Deus não tem nada a ver com isso . Esta situação tempestade deve ser de Satanás, por isso vamos nos repreender o diabo e superar essa circunstância ".
Cuja teologia é correta? Na verdade, ambos são parcialmente certo e parcialmente errado.
Foi a vontade de Deus por Jesus e seus doze discípulos a se afogar naquela noite no Mar da Galiléia? A hiper-soberanista pensava assim. O não-soberanista, no entanto, discordou, e ele estava certo, como todos nós sabemos que leram o final da história. Não era vontade de Deus para Jesus e seus doze discípulos a se afogar naquela noite no Mar da Galiléia.
Quem causou a tempestade? A hiper-soberanista pensei que era o Deus soberano, o não-soberanista pensei que era o diabo. Um deles deve estar correto.
Alguns leitores podem pensar que não é correto, acreditando que o mau tempo é-como se costuma dizer por pregadores e teólogos-somente "um fenômeno que ocorrem naturalmente no nosso mundo caído cheio de pecado." Essa explicação, no entanto, é apenas uma admissão de ignorância camuflada, já que levanta mais perguntas do que respostas. O tempo severo ocorrer simplesmente por causa da presença do pecado sobre a terra? O pecado, por si só gerar furacões e tornados? Se for esse o caso, então o mau tempo é feita pelo homem. Essa idéia é absurda, é claro.
Portanto, aqueles que dizem que o mau tempo é "apenas uma ocorrência de fenómenos naturais em nosso mundo decaído do pecado" deve significar que o mau tempo é resultado do julgamento de Deus sobre este mundo pecaminoso. Se é isso que eles querem dizer, então eles realmente estão dizendo que Deus é responsável pelo mau tempo. Se é uma manifestação de Seu julgamento, em seguida, ele ocorre por causa de Seu decreto.
Alguns argumentam que as tempestades severas são "apenas as forças da natureza no trabalho", mas isso é uma explicação semelhante isso não é explicação. Quem criou as forças da natureza? Foi Deus.Mesmo que essas forças atuam de forma aleatória, foi Deus quem determinou ou permitido as forças para agir de forma aleatória, e por isso Ele é o responsável.
Assim, ou Deus, o criador de toda a natureza, ainda tem controle sobre as forças da natureza, ou de alguma forma Satanás ganhou o controle até certo ponto. Portanto, Deus ou Satanás foi o responsável pela tempestade com risco de vida no mar da Galiléia, naquela noite. Então quem foi?

Satanás tem o controle do vento?

O fato é que a Bíblia na maioria das vezes dá crédito a Deus para o controle do vento, não o diabo. Apenas uma vez na Escritura é Satanás crédito dado, e ele primeiro teve que receber permissão de Deus para causar um "grande vento", que teve algumas vidas (ver Jó. 1:12, 19). Em todas as outras vezes, quando o crédito é dado, é dado a Deus (ver, por exemplo, o general 8:1;. Ex 10:13, 19; 14:21, 15:10;. Num 11:31; Ps. 48:7; 78:26; 135:7; 147:18; 148:8;. Jeremias 4:11-12; 10:13; 51:16;. Ez 13:13; Amós 4:9, 13; Jon . 4:8; Hag 2:17;. Rev. 7:1). Aqui estão algumas escrituras não incluídos nessa lista que você pode ler para si mesmo:
Tu governar o inchaço do mar, quando as suas ondas se levantam, Tu és ainda eles (Sl. 89:9, ênfase adicionada).
Aqueles que descem ao mar em navios, que fazem negócios em grandes águas, viram as obras do Senhor e suas maravilhas no profundo Pois ele falou e levantou um vento tempestuoso, que eleva as ondas do. mar. Eles levantaram-se para os céus, desceram até o fundo, a sua alma derreteu em sua miséria .... Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e Ele os tirou de suas angústias Ele causou a tempestade ser. ainda, de modo que as ondas do mar eram silenciado (Salmo 107:23-29, ênfase adicionada).
Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e as leis fixas da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, para que bramir as suas ondas; o Senhor dos exércitos é o seu nome (Jer. 31:35, ênfase adicionada).
o Senhor lançou um grande vento sobre o mar e houve uma grande tempestade no mar (Jonas 1:4, grifos nossos).
De olhar para toda a Escritura, só podemos concluir que ou Deus fez com que a tempestade no Mar da Galiléia ou Satanás fez isso com a permissão de Deus. Portanto, o hiper-soberanista é certamente correto em dizer que, em última instância, Deus estava no controle da situação naquela noite.
Por outro lado, o soberanista não está correto em afirmar que Deus quer que usemos a nossa fé para superar as circunstâncias difíceis. Isso é muito diferente do que simplesmente aceitá-los como final de Deus e ordenado vai-como a hiper-soberanista pensa.
No entanto, o soberanista não-talvez tenha perdido alguma coisa que o soberanista hiper-se pelo menos parcialmente entendido: O soberanista não não vê qualquer propósito divino em suas circunstâncias. No barco naquele dia com Jesus, o não-soberanista não levar em consideração que foi Deus quem estava conduzindo-os através do Mar da Galiléia. Ele não reconheceu a presciência de Deus do vento ou o fato de que Deus vai usar a adversidade para fazer com que nossa fé cresça.

Chegar a uma compreensão equilibrada

Como um jovem cristão, eu fui muito influenciado pelo ponto de vista hiper-soberanista. Eu pensei que tudo e qualquer coisa que me aconteceu foi ordenado vontade de Deus, e meu trabalho era de aprender e crescer com as dificuldades que o Senhor teria enviado o meu caminho. Eu li alguns livros sobre ser "totalmente entregue ao Senhor." Embora os autores não percebem isso, eles realmente me ensinou a render-se aos ataques de Satanás, os ataques que Deus queria que eu resistir e vencer.
Alguns anos mais tarde, fui influenciado pela visão não-soberanista e foi influenciada a acreditar que não havia absolutamente nenhum propósito divino em qualquer circunstância negativa. Se alguma coisa foi negativa, foi a partir do diabo. Período.
Ambos os pontos de vista são desequilibradas e levar a extremos.
Porque a hiper-soberanista muitas vezes não reconhecem Satanás "dardos inflamados", ele é um alvo fácil. O diabo deve encantar como a hiper-soberanista humildemente aceita um ataque demoníaco como sendo enviado por Deus. Ele está "destruído por sua falta de conhecimento" (Oséias 4:6).
Por outro lado, o não-soberanista, que ri como enganou o hiper-soberanista é, é um pouco enganado a si mesmo. Ele rejeita a idéia de que Deus poderia levar alguém a um lugar onde ele vai ter dificuldades, como Ele fez os israelitas depois de seu êxodo. Ele ri da idéia de aprender lições de Deus quando as dificuldades greve. Ele ignora as escrituras sobre o crescimento espiritual decorrente de dificuldades.

As armadilhas teológicas do não-soberanista

O não-soberanista da teologia pode levá-lo a extremos em compreender o juízo de Deus sobre o pecado ou a disciplina. Em sua mente, se um cristão peca e é, por exemplo, disciplinado por doença como um resultado (um conceito bíblico;. Veja 1 Coríntios 11:28-32), o não-soberanista pensa que Deus não desempenhou nenhum papel soberano no sofrimento. Pelo contrário, essa pessoa "abriu a porta para o diabo" ou "saiu em território do diabo."
A maioria dos cristãos que usam tais expressões estão tentando ajudar os outros a ver que Deus é um Deus de amor, e que nós, não Deus, são responsáveis ​​pelas consequências do nosso pecado. Quando tais expressões são aceites para além de um equilíbrio bíblico, no entanto, o resultado é o erro doutrinário grave, porque a disciplina de Deus sobre o pecado é anulada. De repente, temos um Deus que não castigao pecado, e nós criamos um demônio que faz punir o pecado. O soberanista não que está tentando defender o caráter de Deus foi realmente difamado isso, desvalorizar sua santidade. Além disso, ele fez Satanás olhar um pouco santo, como ele, agindo por conta própria, além da autoridade de Deus, supostamente colocando a doença em pessoas quando pecam, o que poderia motivá-los a se arrepender!Satanás, de repente parece mais com Deus do que Deus!
Então, qual é a verdade da questão? A verdade é que Deus pode permitir que Satanás para afligir com uma doença de seus filhos que tem persistido em desobediência. Objetivo de Deus é trazer Seu filho desobediente a um lugar de arrependimento. (Não estou dizendo, é claro, que toda doença é uma manifestação do juízo de Deus ou disciplina. Segundo as Escrituras, no entanto, essa possibilidade certamente existe.)
Deus pode permitir que Satanás para agir ou contê-lo em qualquer grau. Satanás não pode fazer nada, exceto o que Deus permite.

Algumas objeções Respondida

Alguns leitores podem objetar, dizendo: "Mas Deus nos deu a responsabilidade de resistir ao diabo, e não devemos esperar que Deus faça alguma coisa sobre o diabo, devemos resistir a ele a nós mesmos."Concordo. Deus realmente deu crentes a responsabilidade e autoridade para resistir ao diabo, e devemos resistir a ele (veja Tg 4:7; 1. Pet 5:8-9).
Esse fato, entretanto, não diminui o fato de que Satanás não pode fazer nada, exceto o que Deus permite que ele faça. Deus não abdicou de todos os crentes de sua autoridade sobre Satanás, fazendo-se impotente ou dependente de nós. Deus tem autoridade sobre Satanás que Ele nunca foi dada aos crentes.A autoridade que Ele tem nos dado é limitado.
Novamente, alguns leitores podem objetar: "Deus nos deu toda a autoridade sobre Satanás, e não apenas autoridade alguma!" Mas pense por um momento. Se você tem toda a autoridade sobre Satanás, por que você não bani-lo da face da terra? Por que você não lançou-o no abismo por mil anos, tal como nos é dito Deus vai fazer durante o Milênio? A razão que você não é simplesmente porque você NÃO PODE, porque a sua autoridade sobre Satanás é limitado.
Deus nos deu a responsabilidade e autoridade sobre Satanás, tanto quanto nossas próprias vidas estão em causa, como fica claro em Efésios 6:10-17, Tiago 4:7 e 1 Pedro 5:8-9. Em todas estas escrituras nos dizem que devemos resistir a Satanás. Essa é uma parte do plano soberano de Deus. É a nossa responsabilidade de usar nossa autoridade dada por Deus para resistir ao diabo em nossas vidas pessoais. Somos totalmente errado, no entanto, se concluir que Deus não tem mais nenhuma autoridade sobre Satanás ou que Ele tem dado toda a sua autoridade para a igreja.
Um exemplo seria se eu tivesse um milhão de dólares e deu cem dólares para você. Agora que US $ 100 é o seu dinheiro. Eu não posso passar isso para você porque é seu, não meu. Se você quer desperdiçá-la, que é o seu negócio. Da mesma forma, Deus tem nos dado alguns de Sua autoridade, e agora é nossopara usar não-Deus. Isso não significa, contudo, que Deus não tem mais qualquer autoridade sobre Satanás. Deus está exercendo sua autoridade sobre Satanás e impedi-lo todos os dias. Ele é soberano assim como a Bíblia diz que Ele é.

Prova bíblica da soberania de Deus sobre Satanás

Permita-me provar isso a partir das Escrituras. Em 1 Coríntios 10:13, lemos:
Nenhuma tentação ultrapassou você, mas como é comum ao homem, e Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que você é capaz, mas com a tentação dará um jeito de escapar também, que você pode ser capaz de suportá-lo (1 Co 10:13., ênfase adicionada).
Paulo promete que Deus não permitirá que sejamos tentados além do que somos capazes. Sabemos, é claro, que Satanás é o tentador, não de Deus (veja Tg. 1:13). Deus, porém, restringe Satanás na medida em que Ele "não permitirá" que ele nos tentar além do que somos capazes. Vemos que Satanás não pode fazer nada mais do que aquilo que Deus permite.
Aquele versículo em 1 Coríntios nos ajuda a entender onde termina a nossa autoridade e onde Deus começa. Nenhum de nós tem qualquer autoridade para controlar o grau de tentação que Satanás envia. Na verdade, não temos autoridade para parar qualquer grau de tentação do diabo. Se tivéssemos autoridade ilimitada, que poderia ordenar-lhe que nunca nos tenta novamente. Mas só Deus tem essa autoridade muito. Nós temos autoridade para resistir à tentação e não ser vencido pelo diabo.

O que o diabo é o diabo fazendo aqui?

Alguma vez você já se perguntou por que Deus permite que Satanás mesmo ser sobre a terra, ou por que Deus permite que Satanás para seduzir alguém? Quando Deus expulsou Satanás do céu, por que ele não baní-lo para alguma outra galáxia? Por este planeta? Ou, se havia alguma razão que Satanás teve de ser banido para a Terra, então por que Deus fez a humanidade lugar no mesmo planeta? Deus não poderia ter arranjado as coisas de modo que não teria que dividir o espaço com o diabo?
Para obter um vislumbre de pelo menos parte da resposta, considere que o Senhor disse a Moisés em Deuteronômio 13:1-3:
Se um profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio você e te der um sinal ou prodígio, e do sinal ou o prodígio se torna realidade, relativa ao que ele lhe falou, dizendo: "Vamos após outros deuses (a quem você não conhece ) e vamos atendê-los ", você não deve ouvir as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porque o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se você ama o Senhor teu Deus com todo seu coração e com todo o seu alma(ênfase adicionada).
Duvido que qualquer um de nós diria que foi Deus que inspirou esse profeta falso ou deu-lhe a capacidade de trabalhar um sinal falso ou maravilha. Certamente que o profeta tinha o poder de Satanás e não Deus.No entanto, Deus permitiu que Satanás-poderes, falso profeta a surgir, a fim de testar o seu povo.
Então aqui está, pelo menos, uma resposta parcial à pergunta de por que Satanás é no mesmo planeta e por que Deus permite que ele nos tentar: É assim Deus pode saber o que está em nossos corações. Deus está testando todos nós. Não amamos o suficiente para obedecê-lo e resistir às tentações de Satanás?
Nos capítulos anteriores, foram considerados inúmeros exemplos de testes de Deus como registrado nas Escrituras, por isso deve vir como nenhuma surpresa para nós. Deus usa as tentações de Satanás para pessoas de teste. Isto concorda perfeitamente com o que já estudou em Juízes 2 e 3, onde Deus usou as tentações de Satanás como um teste. Além disso, este se harmoniza perfeitamente com o incidente em que Jesus também foi testado através de tentações de Satanás.
Um verdadeiro azul-soberanista não nunca vê a mão de Deus em outra coisa senão as bênçãos que recebe. Um soberanista biblicamente equilibrada, no entanto, vê a soberania de Deus em todas as coisas.Mesmo tentações de Satanás são mais do que apenas tentações, eles servem um propósito maior, como testes de Deus.
Por favor, não me misquote. Eu nunca disse que Deus e Satanás estão trabalhando em conjunto ou que estão na mesma equipe. Eu só disse que Deus vai usar as tentações de Satanás, como seus próprios testes, e isso é muito normal a partir da Escritura que acabamos de ler em Deuteronômio 13.
Por que Deus nos testar? Em parte, porque Ele quer nos abençoar e nos fazer uma grande bênção para outros. Ele promove aqueles a quem Ele pode confiar. Se não podemos resistir às tentações que vêm com pequenas bênçãos pequenas e responsabilidades de pequeno porte, como Deus pode confiar em nós com bênçãos maiores e maiores responsabilidades, bênçãos e responsabilidades que certamente irá atrair maiores tentações?
Se, por exemplo, Deus nos confia um pouco de dinheiro, e nós cedemos à tentação de Satanás para compartilhar nenhum, como Deus pode confiar em nós com mais dinheiro? Ele não pode, porque não conseguiu passar Seu pequeno teste, administrado via tentação de Satanás.
Como preocupante é perceber que a nossa reacção à tentação revela o nosso amor, ou falta de amor, por Deus.
No capítulo seguinte, eu tenho mais para compartilhar com você sobre o assunto da soberania de Deus e seu poder de restrição sobre Satanás. Continue lendo para saber mais, especialmente se você tiver objeções. Espero responder a todas elas!