Capítulo Cinco O Treinamento dos Doze

Capítulo Cinco 
O Treinamento dos Doze 

Jesus treinou Seus doze discípulos usando o Deus mesmo método usado para treinar o povo de Israel depois do Êxodo. Isto é, Ele sempre colocou em situações difíceis, onde tiveram a oportunidade de exercer sua fé. Porque Deus nunca muda, podemos esperar para ser treinado, assim como eles eram. Os ensaios e testes são oportunidades de crescimento. Vamos iniciar este capítulo dando uma olhada em um dos "exercícios de treinamento" do 12 no campo de Jesus 'boot espiritual.
Escritura registra um momento em que Jesus uma vez que embarcou em um pequeno barco com seus discípulos ao longo da costa do Mar da Galiléia e lhes disse: "Passemos para o outro lado" (Marcos 4:35).
Antes de continuar adiante na história, vamos nos perguntar: Jesus estava a ser conduzido pelo Espírito Santo para ir ao outro lado do mar da Galiléia?
Eu não posso imaginar que ele não era. Jesus viveu em perfeita obediência à vontade de Seu Pai.Certamente Ele e Seus discípulos estavam em perfeita vontade de Deus para viajar para o outro lado do Mar da Galiléia.
Depois de embarcar em sua viagem, Jesus e os doze encontravam-se assaltado por uma "tempestade feroz do vento" (Marcos 4:37). O barco começou a afundar como ondas quebravam em relação ao seu lado. Surpreendentemente, Jesus estava dormindo durante tudo isso.
Agora vamos fazer uma segunda pergunta: Será que Deus sabe de antemão que ventos fortes iria assaltar o Mar da Galiléia, quando Seu Filho e os doze estavam viajando através dele?
Claro que Ele fez. Se Deus é onisciente, então ele certamente não pegá-lo de surpresa.
E agora a pergunta final: Então, por que Deus levar o Seu Filho e os discípulos de viajar através da água durante um tempo quando Ele sabia que haveria um vendaval feroz?
Certamente não foi porque Ele queria que todos a se afogar. Poderia ter sido a razão que Deus quis dar-lhes uma oportunidade de confiar nele?
Certamente, se você ou eu estava no barco naquela noite com Jesus, que teria começado a louvar o Senhor, quando a tempestade atingiu, confiando que nós estávamos indo para torná-lo para o outro lado.Certo? De couse - assim como sempre fazemos quando nos encontramos em apuros. Os discípulos, porém, ainda não havia atingido o nosso nível de fé. Ao invés de exercer fé, eles sucumbiram ao medo e acordou Jesus - que depois repreendeu o vento eo mar.
Tal não é o fim da história, no entanto. Uma vez que os ventos estavam calmas novamente, Jesus virou-se para seus discípulos e disse: "Por que sois tão tímidos? Como é que você não tem fé?" (Marcos 4:40).
É óbvio que Ele esperava que Seus discípulos a ter fé, ea razão é porque Ele lho tinha declarado que era a Sua vontade para ir até o outro lado. Eles devem ter pelo menos acreditavam que iriam torná-lo para o outro lado, mas não o fizeram. Eles esperavam para morrer.

Tomando o teste sobre

Aqui está outra pergunta: O que acontece se você não passar um dos testes de Deus a resposta: Você começa a levá-la outra vez O incidente que acabou vindo a considerar pode ser encontrada no quarto capítulo do Evangelho de Marcos!. Apenas dois capítulos depois, Jesus enviou Seus discípulos no Mar da Galiléia, mais uma vez para ir "para o outro lado." Nesta ocasião, no entanto, Ele não se juntar a eles. Desta vez ele não estaria lá para resgatá-los.
Talvez você já saiba que o Mar da Galiléia seria melhor descrito não como um mar, mas como um lago. É apenas cerca de oito quilômetros de largura e catorze quilômetros de comprimento. Do ponto de vista sobre uma das colinas altas que o circundam, você pode ver todo o corpo de água e quase todos os barcos que estão nele.
Com certeza, os ventos começaram a subir no lago, de cabeça contra os discípulos. Não foi uma ventania muito forte, mas foi o suficiente para desafiar a sua pouca fé.
Mais uma vez devemos nos perguntar: Será que os discípulos na perfeita vontade de Deus Certamente eles eram. Eles estavam simplesmente seguindo as instruções de Jesus, que foi certamente a ser conduzido pelo Espírito Santo. Deus queria que todos a ir para o outro lado para ministrar às pessoas nessa região. Na verdade, Jesus em breve estar viajando para o mesmo destino, só que ele não iria usar um barco para chegar lá. Então, os discípulos estavam em perfeita vontade de Deus, seguindo o plano de Deus.
Será que Deus sabe que o vento seria noite que, ao contrário, no Mar da Galiléia? Claro que Ele fez.

Row Row, enfileira seu barco ...

Os discípulos partiram para a sua viagem em algum momento da noite (veja Marcos 6:46-47). Então, digamos que eles partiram às 7:00 pm, no máximo, aqueles doze homens adultos tiveram de remar cerca de cinco quilômetros, talvez até menos (de Betsaida até Cafarnaum).
Eles fizeram progresso no início, mas depois de terem remado cerca de três milhas e meia o vento começou a soprar contra eles. Ainda assim, eles continuaram remando. Quando Jesus veio andando com eles na água, no entanto, a Bíblia diz que era sobre a "quarta vigília da noite" (Marcos 6:48). Isso significa que em algum lugar 3:00 - 06h00 O que deveria ter não mais do que um par de horas demorou tanto quanto 11 horas, e pelo menos oito horas!
Agora você pode imaginar a cena em que o barco? Eu suspeito que esses doze remadores estavam exaustos. Certamente as costas, ombros e braços estavam doloridos. Eles deveriam ter sido em horas de cama mais cedo. Eles devem ter sido muito sonolento. Eles estavam na água por até 11 horas. E eles estavam fazendo nenhum progresso.
Eu posso imaginar Philip jogando para baixo o seu remo e dizendo: "Cavalheiros, isso é ridículo. Vamos colocar a vela e cabeça para trás."
André: "De jeito nenhum Nós não viemos de tão longe para desistir!"
James: "É isso mesmo Andrew, além de Jesus nos disse para ir para o outro lado Lembre-se como apenas dois capítulos atrás nós fomos repreendidos quando entrou em pânico no lago mesmo.?"
Peter: "... Oh certeza Mas que era diferente Jesus estava conosco, então este é ridículo!"
John: ".. Ok, rapazes, agora sossegar Vamos caminhar em amor uns para com os outros assim como Jesus foi nos ensinando"
Bartolomeu: "Olha quem está falando - o que, secretamente, quer se sentar à direita de Jesus no Seu reino E você está nos dizendo que devemos andar em amor?"
Tadeu: "Meninos, acalme-se Hey, talvez nós devemos fazer como Jesus fez e repreender esse vento!"
Thomas: "Eu não quero ser rotulada de 'Thomas duvidar, mas eu duvido seriamente que qualquer uma de nossas repreensões faria uma diferença."
Então você começa o retrato. Imagino Jesus vendo toda a cena do seu poleiro da montanha e, infelizmente, balançando a cabeça enquanto ouvia os argumentos dos discípulos ecoar por todo o lago. Após uma espera de oito a 11 horas para eles para demonstrar um pouco de fé, Ele suspira pesadamente, stands, desce a montanha, e começa a caminhar em direção a eles sobre a água.
Quando os doze discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram apavorados, e quem poderia culpá-los?Jesus garantiu-lhes que eles não estavam vendo um fantasma, e depois ensinou todos eles uma lição sobre a fé.
Pedro disse: "Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas" (Mt 14:28). Jesus respondeu: "Vem!" Peter e saiu para a água. Ele estava literalmente andando pela fé. Ele sabia que estava em perfeita vontade de Deus lá fora sobre a água porque ele tinha uma promessa de Jesus sobre ele.
Mas então ele começou a olhar para o vento e as ondas. Isso é impossível! Ele pensou consigo mesmo, ea Bíblia diz que ele começou a afundar. Felizmente, Jesus salvou-o e levou-o a salvo de volta para o barco.Como Ele fez, no entanto, Ele disse a Pedro: "Ó homens de pouca fé, por que duvidaste?" (Mateus 14:31).
Claramente, era dúvida que causou Peter a afundar, e parece razoável concluir que a dúvida é também o que manteve os discípulos no Mar da Galiléia durante toda a noite. Não há registro de qualquer tentativa da sua parte para exercer qualquer fé, ea Bíblia diz que eles estavam "forçando, os remos" Quando Jesus veio a eles (Marcos 6:48).
Isso me lembra de tantos de nós, eu incluído. Nós estamos forçando, remos da vida, tentando com todas as nossas forças para superar nossas dificuldades. Devemos fazer o que o 12 deve ter feito. Devemos deixar de lado nossas remos (o que significa abandonar nossa própria luta, esforço e preocupante) e levantar nossas mãos em louvor a Deus, confiando-lhe ajuda. Além dele, não podemos fazer nada, mas por meio dele, podemos fazer todas as coisas.

Outros testes

O espaço não nos permitem fazer um estudo exaustivo sobre o crescimento espiritual dos doze discípulos de Jesus ou de olhar para cada oportunidade que Deus lhes deu para esticar a sua fé. Deixe-me, no entanto, brevemente salientar que eles tinham que confiar em Deus para fornecimento diário quando Jesus os enviou dois a dois. Ele não lhes permitem levar algum dinheiro ou até mesmo um saco para transportar provisões básicas (ver Matt. 10:9-10). Eles tiveram que confiar em Deus a cada dia.
Meses mais tarde, Jesus lhes perguntou: "Quando vos mandei sem bolsa e saco e sandálias, você não fez falta alguma coisa, não é?" (Lucas 22:35). Tinham aprendido a confiar em Deus para suprir suas necessidades.
A 12 teve que aprender a confiar em Deus para as palavras que eles falam, porque Jesus nem sequer lhes permite preparar a sua defesa diante de seus acusadores. Eles teriam de confiar no Espírito Santo para dar-lhes "a palavra e sabedoria que nenhum de seus adversários seriam capazes de resistir ou refutar" (Lucas 21:15).
Peter já teve que confiar que Deus iria suprir seu dinheiro de impostos para fora da boca de um peixe (ver Matt. 17:24-27).
Nove dos discípulos falharam em confiar que Jesus lhes tinha dado autoridade sobre todos os espíritos imundos. Encontrá-los incapazes de expulsar um demônio de um menino, Jesus os repreendeu severamente por sua falta de fé (ver Matt. 17:14-20).
Duas vezes (você pode adivinhar por que foi duas vezes?) Todos os doze tiveram sua fé esticado para passar para fora alguns pães e peixes para alimentar uma multidão. Você deve ter notado que, quando Jesus alimentou cinco mil (o tempo inicial Ele multiplicou alimentos), Ele primeiro perguntou a Filipe: "Onde compraremos pão, para estes comerem?" Estados divinamente inspirados comentários de João: "E isto Ele estava dizendo para testá-lo, para ele próprio sabia o que estava pretendendo fazer" (João 6:5-6, ênfase adicionada).
Quanto a esta mesma história da alimentação dos 5.000, Mateus, Marcos, Lucas e registro tudo o que os discípulos de Jesus veio até ele e pediu que Ele envie a multidão para as aldeias vizinhas para comprar comida para comer. A resposta de Jesus foi surpreendente: "Eles não precisam ir embora, você dar-lhes algo para comer!" (Mateus 14:16). Eles, assim como Filipe, também estavam sendo testadas. Jesus estava assistindo a sua resposta. Será que eles respondem na fé ou dúvida?
Se Jesus diz que você pode alimentar uma multidão com alguns pães de pão e alguns peixes, você pode.Basta começar a distribuir o que você tem, e você verá um milagre. Infelizmente, o 12 respondeu com incredulidade: "Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes" (Mt 14:17).
Em numerosas ocasiões, os discípulos tiveram de exercer a sua fé como eles ministravam às pessoas carentes. Jesus lhes havia ordenado: "Curai os enfermos, ressuscitai mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios" (Mt 10:8). Todas essas coisas requerem fé.
Mais uma vez, eu não tenho espaço para examinar todos os incidentes de formação dos apóstolos. Eu só queria que você visse que Deus os treinou de forma muito semelhante como fez os filhos de Israel. Ele, claro, trabalhar com a gente da mesma maneira porque Ele nunca muda.
Você está começando a reconhecer os testes de Deus em sua própria vida? Eles muitas vezes vêm na forma de problemas e dificuldades! (O dia feliz!)