Capítulo Nove Poder de restrição de Deus sobre Satanás


Capítulo Nove
Poder de restrição de Deus sobre Satanás
Baixe um PDF do capítulo

Neste capítulo e no próximo, vamos continuar a explorar o conceito de poder de restrição de Deus sobre Satanás. Em toda a Escritura, Deus demonstra repetidamente que Ele tem muita habilidade para conter o "deus deste mundo" a qualquer momento que Ele deseja.
Vamos considerar um exemplo inicial encontrado em uma passagem que é familiar à maioria dos fiéis.Falando através do profeta Malaquias, o Senhor estava reprovando o seu povo para reter seus dízimos e ofertas. Na verdade, ele os acusou de roubar-Lo! Como resultado de sua desobediência, eles foram "amaldiçoados com a maldição." Os "frutos da terra" estavam sendo destruídos, e "vinha no campo" foi "lançar as suas uvas" (Malaquias 3:9, 11). Se eles se arrependessem, no entanto, mais uma vez e começar a pagar seus dízimos e ofertas, o Senhor prometeu:
Eu vou ... derramarei uma bênção até que não haja mais necessidade. Então eu repreenderei o devorador para você, para que ele não destruirá os frutos da terra, nem será a sua videira no campo lançaram as suas uvas (Malaquias 3:10 b-11, grifo nosso).
Quem era o devorador? Escritura não diz. Estamos apenas disse o devorador estava destruindo colheitas, e que Deus iria repreender-lo se Israel se arrependeu. Se Deus estava falando de Satanás ou um de seus espíritos malignos, então poderíamos dizer (como alguns gostariam) que Israel "abriu a porta para o diabo através da desobediência." Se, no entanto, queremos dizer que Deus não teve qualquer papel soberano na matéria, somos totalmente incorreto. Seríamos muito mais preciso se disse que os israelitas abriu a porta para a disciplina de Deus através da desobediência, Deus e consequentemente os disciplinou, permitindo que Satanás para afligir-los.
Se Deus não desempenhou nenhum papel soberano neste incidente particular, então, aparentemente, Ele e Satanás ligado papéis. Satanás estava punindo as pessoas desobedientes, e ao mesmo tempo, Deus estava aparentemente despreocupado, porque Ele não estava fazendo nada! Essa idéia é, evidentemente, absurda.

Quando Deus contidos Satanás na vida de Jó

Outro exemplo claro de poder de restrição de Deus sobre Satanás é encontrada na história de Job. Ao lermos da conversa inicial celeste sobre o trabalho, torna-se claro que Satanás não pode fazer nada para prejudicar trabalho a menos que Deus permite-lhe:
E Satanás respondeu ao Senhor, "Deus medo do trabalho para nada? Porventura tu não fez uma cobertura sobre ele e sua casa e tudo o que ele tem, por todos os lados? Tens abençoado a obra de suas mãos, e seus bens têm aumentado em . a terra Mas estende a tua mão e tocar tudo o que ele tem, ele certamente irá amaldiçoar Ti na Tua face ". Então o Senhor disse a Satanás: "Eis que tudo quanto ele tem está em seu poder [literalmente mão], só não estendas a tua mão sobre ele" (Jó 1:9-12, ênfase adicionada).
Deus tinha sido proteger Job, depois de ter colocado uma cerca em volta dele. Mas, como resultado do desafio de Satanás, Deus levantou que cobertura de proteção em algum grau, limitadamente permitindo Satanás para afligir Jó, mas não permitindo que Satanás para afligir a saúde de Jó.
Após primeiro conjunto de ensaios de Jó, Satanás novamente acusou Jó diante de Deus. Desta vez, ele afirmou que se Jó perdesse sua saúde, então ele certamente amaldiçoar a Deus. Consequentemente, o Senhor permitiu que Satanás para afligir o corpo de Jó, mas conteve-lo de verdade matá-lo (ver Jó 2:3-6).
Assim, em A história de Jó observamos poder de restrição de Deus sobre Satanás demonstrou três vezes, como Ele (1) contido Satanás de fazer qualquer coisa, então (2) permitiu-lhe afligir Jó em todos os sentidos, exceto a doença física e, finalmente, (3) permitiu-lhe roubar a saúde de Jó. Obviamente, Satanás podia fazer nada, exceto o que Deus permitiu.
Claro, a história de Jó ocorreu após a queda de Adão, portanto, se a autoridade usurpada Satanás Adão (e repare que eu disse se), então ele tinha a autoridade de Adão quando ele aflitos Job. Isso prova mais uma vez que, mesmo que Satanás fez ganhar alguma autoridade sobre a terra como um resultado da queda de Adão, ele nunca ganhou o controle ilimitado e estava completamente sujeito a Deus.
Infelizmente, em uma tentativa de "defender o caráter amoroso de Deus", alguns argumentam que Jó "abriu a porta para Satanás através do medo", baseado em declaração de Jó em Jó 3:25: "Porque o que eu temo vem em cima de mim." O medo, entretanto, não foi o motivo para a provação de Jó, como é claramente revelada a partir de um exame honesto dos dois primeiros capítulos do trabalho. Mais adiante neste livro, quando olhamos mais detalhadamente a vida de Jó, eu vou provar para além de qualquer dúvida de que Jó não "abrir a porta para Satanás através do medo."

Poder de restrição de Deus sobre Satanás na vida de Pedro

No Novo Testamento, temos um exemplo muito claro do poder de restrição de Deus sobre Satanás.Encontrado no Evangelho de Lucas, essa conta é um pouco semelhante a história de Jó. Lá, pouco tempo antes de Jesus foi traído, Ele disse a Pedro:
Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo, mas eu roguei por ti, que tua fé não desfaleça; e você, quando uma vez que, uma vez convertido, confirma os teus irmãos (Lucas 22:31-32 , ênfase adicionada).
Uma nota na margem da minha Bíblia enumera uma tradução alternativa que lê, "Satanás obteve pedindopara vos peneirar como trigo." Qualquer tradução indica Satanás teve de obter permissão antes de ele peneirada Pedro.
Deus permitiu que Satanás peneirar Pedro como trigo por uma razão, e você pode ter certeza de que Deus foi motivada por amor. Aqueles que ainda não aprenderam dos resultados positivos dos testes ou que são cegos para propósitos divinos de Deus vai zombar dessa idéia, mas é completamente bíblica. E, claramente, mais uma vez, Deus é soberano sobre Satanás. Satanás não podia fazer nada a Pedro, a menos que ele recebeu a permissão de Deus, assim como no caso de Jó.

Um exemplo do livro do Apocalipse

Um quarto exemplo, também do Novo Testamento, é encontrado em Apocalipse 20:
E vi um anjo descendo do céu, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, eo amarrou por mil anos, e jogou-o no abismo, e fechou e selou sobre ele, que ele não deveria enganar o nações por mais tempo, até que os mil anos foram concluídas, depois destas coisas que ele deve ser solto por um curto período de tempo .... E quando os mil anos, Satanás será solto da prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra .... E eles vieram para cima na vasta planície da terra e cercaram o acampamento dos santos ea cidade amada, e desceu fogo do céu e os devorou. E o diabo que os enganava , foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta eo falso profeta são também, e eles serão atormentados dia e noite para todo o sempre (Ap 20:1-3, 7-10, ênfase adicionada).
Note que ele vai exigir apenas um anjo para amarrar Satanás e parar completamente o seu trabalho por mil anos. Sob a influência de certos professores, ao mesmo tempo eu pensava que Deus poderia fazer isso no início do Milênio, porque é quando "arrendamento de Adão na Terra expira." Em outras palavras, Deus (supostamente) deu a Adão autoridade sobre a terra por um determinado período de tempo. Quando Adão abdicou de sua autoridade, Satanás tem um "contrato de arrendamento de duração limitada." Até a data de expiração da referida locação, Deus supostamente não conseguia parar de Satanás, porque Satanás tinha o direito legal de fazer o que quisesse.
Esse tipo de lógica é defeituosa, no entanto, por várias razões. Acima de tudo, porque vemos tantos outros exemplos (após a queda de Adão) de como Deus contido atividades de Satanás na terra. Pelo peso de um lote de evidência bíblica, Deus é bem capaz de prejudicar o trabalho de Satanás.
A segunda razão é deduzida a partir do facto de, depois de um milhar de anos, Deus irá libertar Satã novamente por um curto período. Isso significa que de arrendamento de Adão será mais uma vez tornar-se operacional para um curto período após o Milênio, e, portanto, Deus será legalmente obrigado a perder Satanás por um pouco de novo? Será que Deus prefere manter o diabo na prisão, mesmo para além dos mil anos, mas não será capaz de Satanás, porque tem o direito legal para sair?
Não, o que esta escritura nos revela é que Deus tem um propósito divino em permitir que Satanás fizesse o que Ele lhe permite fazer. E o que é isso?
Antes de Satanás está preso, lemos que ele "enganou as nações" (Ap 20:3). Depois que ele for solto da sua prisão de mil anos, uma vez que ele "engana as nações" (Ap 20:8), desta vez a pensar que eles podem derrubar o governo de Cristo em Jerusalém.
Deus obviamente terá um propósito divino na liberação de Satanás de sua prisão, e que está a enganar as nações para tentar um cerco contra Jerusalém. E lá, eles se reunirão com o julgamento.
Por favor note que eu não disse que Deus quer que as pessoas sejam enganadas, para que eles serão julgados. Sabemos que Deus quer que cada pessoa a ser salva (cf. 1 Tim 2:4;.. 2 Pedro 3:9). Deus ama cada ser humano, e Ele enviou Seu Filho para pagar o preço pelos pecados de todos (cf. 1 João 2:2).
No entanto, também sabemos que Deus deu a cada pessoa uma vontade livre, e que Ele decretou que as únicas pessoas que serão salvos são aqueles que, sob o desenho do Espírito, optar por se arrepender e crer em Jesus. Tenha em mente que, para Deus para determinar quem escolheu Jesus, deve haver algo mais para as pessoas escolherem.
Se Jesus era a única opção disponível, então Ele não seria alguém a quem você poderia escolher.Imaginem uma eleição em que houve apenas um candidato. Realmente não seria uma eleição, não é?Esse tipo de "eleição" seria semelhante à situação que existiria se não houvesse outra escolha senão Jesus.
Assim, vemos que Satanás serve um propósito divino no plano eterno de Deus, como a opção alternativa para a humanidade. Deus permitiu que Satanás existe sobre a terra para que Ele possa determinar quem estará qualificado para viver em Sua comunhão para toda a eternidade e que deve ser banido para sempre ao inferno. A Bíblia deixa claro que se uma pessoa não está servindo a Jesus, então ele está servindo ao diabo (veja 1 Tm 5:15;. 1 João 3:10).
Ambos, Deus e Satanás disputam os corações dos homens. Deus está chamando todos a Si mesmo por vários meios: através de Sua criação (quem quiser pode ver que deve haver um Criador), através da consciência das pessoas, e pelo testemunho do Espírito Santo através da Sua igreja (ver João 15:26 - 27).Satanás está atraindo os homens a si mesmo (longe de Deus) através da tentação e do engano, e Deus permite que Satanás para fazer exatamente isso. Novamente, se não houvesse alternativa para seguir Jesus, como é que Deus sabe quem realmente queria servir a Jesus?

Por que as pessoas são enganadas por Satanás

Alguma vez você já se maravilhou com os incrédulos que vão sobre as suas vidas sem ter em conta a Deus? Eles não tomar conhecimento dele, mesmo que Ele é visto em todos os lugares através de Sua criação. Eu estou olhando pela minha janela agora, e eu não posso deixar de pensar em Deus. Quando eu olhar para a Sua criação, eu estou impressionado. Deus acumulou evidências em frente de nós tudo o que revela a Sua existência, Seu poder e Seu caráter. Conseqüentemente, cada pessoa é sem desculpa diante de Deus, assim como diz a Escritura (cf. Rom. 1:18-21).
Como eu estou escrevendo isso, é primavera, e as tulipas e narcisos estão em plena floração. Eu me pergunto, Como Deus transformar o solo em flores? Como Ele pode obter todas as belas cores da terra?Além disso, como ele pode fazer maçãs do mesmo solo, através da qual Ele também faz tomates e bananas? Eu maravilhe-se com pessoas que não se maravilhar.
Nós não temos de olhar mais longe do que nossos próprios corpos para aprender algo sobre Deus. Nós somos "por modo assombrosamente maravilhoso" (Sl 139:14). Ainda incrédulos ir sobre o dia-a-dia e nunca reconhecer a Deus. Elas aparentemente não têm preocupação de como ele se sente sobre suas palavras, pensamentos e ações, enquanto que a eternidade está correndo em direção a eles como um trem de carga sem freios.
Como as pessoas podem ser tão cego? A resposta é que eles são enganados por Satanás. Eles são tão enganados quanto as pessoas que Satanás vai iludir a pensar que pode derrubar o governo de Jesus no final do Milênio. Paulo disse em 2 Coríntios. 4:3 que "o deus deste mundo cegou os entendimentos dos incrédulos, que não puderam ver a luz do evangelho da glória de Cristo."
Aqui, no entanto, é o ponto importante: Por que as pessoas enganadas? A resposta é porque eles querem ser enganados, porque seus corações são tão maus. Leia como o apóstolo Paulo descreveu os incrédulos em sua carta aos Efésios:
Os gentios ... andar, na vaidade da sua mente, sendo obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus, por causa da ignorância que há neles, por causa da dureza de seu coração, e que, tendo-se tornado insensíveis , se entregaram à sensualidade, para a prática de todo tipo de impureza com ganância (Efésios 4:17 b-19, grifo nosso).
Os incrédulos são ignorantes porque seus corações são duros. Satanás só pode enganar aqueles que lhe permitirão enganá-los, aqueles que desejam acreditar em suas mentiras. Eles amam as trevas, assim como Jesus nos disse (ver João 3:19). Além disso, Satanás não pode impedir qualquer pessoa de nascer de novo se a pessoa decide se arrepender e crer em Jesus. Assim, ninguém pode acusar Deus de injustiça quando Ele permite que Satanás para enganar as pessoas. Ninguém tem que ficar enganado.
Obviamente, através de Satanás, Deus está testando a humanidade. Satanás deve ser permitido fazer algo ou então não haveria nenhum teste. Seria como o Jardim do Éden, sem a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deve haver uma alternativa que atrai as pessoas para longe de Deus para que Deus para determinar quem está intencionalmente vindo em sua direção.
Espero que você esteja segurando este conceito. Jesus vai ser reinante sobre a terra por 1.000 anos durante o seu reinado milenar. Durante os 1.000 anos, não haverá alternativa para servir a Jesus. A Bíblia diz que Jesus governará com "vara de um de ferro" (Ap 19:15). No final desse período de mil anos, Deus lançará Satanás da prisão para enganar as pessoas do mal cujos corações estão inclinados a odiar Jesus ainda que tenham sido fingindo obediência a ele. A verdadeira condição de seus corações serão abertamente manifesta quando Satanás for solto.
Satanás não será capaz de enganar todo mundo naquela época somente aqueles cujos corações  estãoinclinados a rebelião. Eles estarão abertos para a sua decepção quando ele é libertado e vai naturalmente fazer o que eles foram desejando que eles poderiam fazer por um longo tempo. A única razão que eles não tentaram derrubar o governo de Jesus antes do lançamento de Satanás é porque eles sabem que nunca teria sucesso, embora possam adoraria ver isso acontecer. Uma vez que Satanás engana aqueles que não querem submeter-se a regra de Cristo, no entanto, torna-se claro que ama Jesus e que Ele odeia. Então Deus pode julgá-los com justiça, que Ele vai fazer.
O cenário exato está sendo jogado para fora agora em maior escala. Se Satanás não estava aqui para enganar os corações das pessoas que não querem Cristo para governar suas vidas, essas pessoas iriam obedecer a Deus exteriormente, mas interiormente muito para que a chance de se rebelar. Essas pessoas certamente não são aptos para viver para sempre no reino de Deus. Porque eles estão enganados, porém, a atitude dos seus corações se manifesta em suas palavras e ações diárias, e eles estão acumulando julgamento para si mesmos. Deus lhes dá uma vida inteira para se arrepender de sua rebelião. Se o fizerem, Ele lhes dará uma nova natureza por meio de Cristo, juntamente com a liberdade da escravidão do pecado e de Satanás.
Paul afirmou este conceito muito em sua segunda carta aos Tessalonicenses. Escrevendo sobre o anticristo durante o tempo do período da Tribulação, ele escreveu:
E depois que iníquo será revelado a quem o Senhor matará com o sopro de sua boca e pôr fim pelo aparecimento de Sua vinda, isto é, aquele cuja vinda está de acordo com a atividade de Satanás, com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com o engano da injustiça para os que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. E por issoDeus enviará sobre eles uma influência ilusória para que eles possam acreditar que é falso, a fim de que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade (2 Ts. 2:8-12 , ênfase adicionada).
Em uma frase, Paulo declarou praticamente tudo o que eu tenho tentado explicar. Observe que estas pessoas já tiveram a oportunidade de "receber o amor da verdade para serem salvos", mas que optou por não "acreditar na verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade." Deus permitirá que Satanás (através do anticristo) para trabalhar falsos sinais e prodígios para enganar aqueles que são os rejeitadores de Cristo ", a fim de que todos eles podem ser julgados."

Grande Projeto de Deus

Sem dúvida, o maior exemplo de como Deus usou Satanás para realizar Seus próprios propósitos divinos ocorreu quando Deus permitiu que Satanás para inspirar os homens maus para crucificar Jesus:
No entanto, nós falamos sabedoria entre aqueles que são maduros, uma sabedoria, porém, não desta idade, nem dos príncipes deste mundo, que estão passando, mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta que Deus predestinou antes as idades para a nossa glória; a sabedoria que nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque, se tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória (1 Coríntios 2:6-8, ênfase adicionada)..
Quem são os "governantes" sobre o qual Paulo está escrevendo? Muitos pensam que Paulo estava falando, não de governantes terrenos, mas de governantes demoníacos de os espíritos malignos que motivam líderes mal sobre a terra. [1] Tradução de Moffat fala desses governantes como os "poderes destronados que governam este mundo."
Meu ponto é que se Satanás tivesse sabido o que ia ser realizado na cruz acordo com o plano predestinado de Deus, ele nunca teria qualquer motivação para crucificar Jesus. Satanás ignorantemente jogou direito nas mãos de Deus, e redenção foi realizada por nós através do sacrifício de Cristo! Mais uma vez, Deus usou Satanás, como o mal como ele é, para ajudá-lo a realizar sua própria determinação divina.
Você está começando a ver que Deus tem um grande projeto para tudo o que aconteceu e tudo o que ainda está para acontecer? A queda da humanidade não foi algo que pegou Deus de surpresa, que o obriga a formar um plano concebido às pressas para consertar o que o pegou desprevenido! O propósito de Deus e da graça de ter sido "concedido, em Cristo Jesus desde toda a eternidade" (2 Tm. 1:9, ênfase adicionada).Deus tem tudo sob Seu controle soberano de antes da época de criação.
Se você leu até aqui, que é provavelmente uma indicação de que você passou no teste inicial de Deus de se arrependerem de seus pecados e se voltando para Jesus. Essa foi, no entanto, apenas o primeiro passo que você tomou para se tornar mais como Jesus. Muitos passos mais deve seguir, e todos eles envolvem os testes de Deus.


[1] A palavra grega traduzida aqui como "governantes" é freqüentemente usado no Novo Testamento em referência a governantes demoníacos espirituais, bem como governantes humanos.